Aquecimento De Agua
Monografias: Aquecimento De Agua. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tanika_blu • 10/6/2014 • 431 Palavras (2 Páginas) • 807 Visualizações
O projeto consiste na unificação de dois sistemas de aquecimento de agua à fim de tornar o conjunto mais eficiente. Esses sistemas são: aquecimento de água por placa solar e por serpentina dentro de um fogão a lenha. De maneira que os dois sistemas trabalhem em conjunto, tornando o sistema final, unificado, muito mais eficiente tanto em velocidade de aquecimento da água em um dia comum, como no caso de um dia chuvoso, em que não há produção de energia por parte da placa solar. Neste caso a parte do sistema que consiste na serpentina dentro do fogão a lenha, quando ligado, manteria o sistema funcionando. O sistema completo também faz com não seja necessário que se ligue o fogão a lenha todos os dias já que a placa solar pode trabalhar bem sozinha.
O principal motivo do estudo é apresentar um sistema de aquecimento de água sustentável destinado a regiões rurais que torna desnecessário ter um aquecedor de água elétrico
princípio de funcionamento baseia-se na diferença de densidade entre água quente e água fria.
A serpentina, instalada junto às paredes da câmera de queima, recebe calor resultante da queima da lenha e o transfere á água presente em seu interior. Por um fenômeno chamado convecção natural ou termosifão, a água aquecida fica mais leve e eleva-se naturalmente até o tanque acumulador e a água fria que é mais pesada desce até a serpentina. A mudança de densidade da água, devido ao aquecimento, provoca a circulação natural do líquido.
Nota: o boiler/reservatório térmico destina-se a acumular e conservar a água quente até o seu uso.
Para a instalação desse sistema é necessária a construção de uma serpentina formada por tubulação de cobre com diâmetro interno de 20 ou 25 mm a qual é instalada junto às paredes da câmara de queima conforme a figura abaixo.
Para o perfeito aproveitamento da energia térmica da combustão, aconselha-se levar a tubulação de subida da água quente, da serpentina ao boiler, pela chaminé onde a temperatura é elevada.
Variações de comprimento da serpentina podem trazer problemas ao bom funcionamento do sistema, pois, para serpentinas muito longas, a capacidade de circulação natural diminui, e aumenta-se a área que recebe calor. Para serpentina muito curta não existem problemas para a circulação natural, mas se reduz a capacidade de recebimento de calor porque se diminui a área em contato com o fogo e isso implica em um tempo maior para o aquecimento da água.
Para que a circulação natural ocorra, deve-se posicionar o reservatório térmico (boiler) acima do fogão, lareira ou churrasqueira e abaixo da caixa d'água obedecendo às distâncias mínimas da figura a seguir.
...