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Arquitetura De Computadores

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Por:   •  12/11/2013  •  3.162 Palavras (13 Páginas)  •  384 Visualizações

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ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Ciência da Computação

4ª. Série

Arquitetura de Computadores

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

 Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.

 Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA:

Fernando Bryan Frizzarin

Falculdade Anhanguera de Limeira

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Ciência da Computação - 4ª. Série - Arquitetura de Computadores

Fernando Bryan Frizzarin

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

 Identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passíveis de solução via computação.

 Compreender a inter-relação de cooperação e dependência entre as disciplinas do curso de Ciência da Computação.

 Analisar, organizar, abstrair e relacionar dados e informações.

 Saber conciliar teoria e prática.

Produção Acadêmica

Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas etapas de 1 a 4:

 Relatório 01 – Comparativo entre processadores e comparativo entre sistemas operacionais, processadores pipelined.

 Relatório 02 – Benchmark, Cluster e Cloud.

 Relatório 03 – Teoria dos Clusters.

 Relatório 04 – Construção de um Cluster.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Portanto, os alunos deverão:

 organizar-se, previamente, em equipes de 3 a 5 participantes;

 entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e

 observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:

 em papel branco, formato A4;

 com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

 fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

 espaçamento de 1,5 entre linhas;

 se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

 com capa, contendo:

 nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

 nome e RA de cada participante;

 título da atividade;

 nome do professor da disciplina;

 cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

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Ciência da Computação - 6ª. Série - Arquitetura de Computadores

Fernando Bryan Frizzarin

DESAFIO

No início do que chamamos de era dos computadores, em meados da década de 1940, os computadores nada mais eram do que grandes e desajeitadas máquinas calculadoras, capazes de realizar cálculos diferenciais em uma velocidade incrivelmente maior do que os seres humanos. Também não eram capazes de armazenar dados, nem mesmo os resultados dos cálculos realizados que precisavam ser anotados a partir de painéis luminosos ininteligíveis para pessoas comuns.

Na década de 1950 essa realidade começou a ser alterada pela ideia de que os computadores deveriam ser dotados de uma unidade central de processamento (UCP ou CPU Central Processing Unit) com funcionalidades básicas como registradores, operandos imediatos e alguma detecção de operandos inválidos. Dessa forma começou-se a caminhar em direção de computadores que poderiam ser utilizados para tarefas diversas, não apenas para aquela específica para que fora projetado.

Na década de 1960 a IBM (International Business Machines) começou a projetar uma família de computadores que poderiam executar o mesmo software, mas com poder de processamento diferente. Esse foi um marco para o mercado de computadores a época, pois computadores poderiam ser adquiridos por preços variados, de

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