Arquitetura De Computadores
Artigo: Arquitetura De Computadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 23/11/2014 • 464 Palavras (2 Páginas) • 401 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Arquitetura de Computadores
Aula-tema 03: Arquiteturas RISC e CISC
NOME Aline Jussara Tagliaferro Carlos
RA 9858515616
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
ANO
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Arquitetura de Computadores
Aula-tema 03: Arquiteturas RISC e CISC
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Arquitetura de Computadores, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Jaime Ossada.
Anhanguera Educacional
2014
ARQUITETURA RISC – CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS
Uma arquitetura RISC se caracteriza pela reduçao do tempo médio de execução das instruções de maquina, a maioria das instruções são executadas em um unico ciclo. A maior parte de sua funcionalidade migrou para o software, deixando para o hardware somente as caracteristicas que podem ser implementadas com eficiencia. Sua arquitetura é do tipo Load/Store (registrador a registrador), a instrução é regular com poucos modos de endereçamento. Algumas de suas vantagens são:
• A implementação de hardware é simplificada;
• A execução das instruções é mais rapida;
• Existe pouco overhead nas instruções;
• Pode-se utilizar mais hardware para implementar registradores em abundancia.
A desvantagem é que a transição da arquitetura Cisc para Risc pode apresntar problemas devido ao fato de que os engenheiros de software podem ter problemas ao fazer a transiçao de código da maneira correta.
ARQUITETURA CISC – CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS
Uma arquitetura CISC se caracteriza como tendo instruções mais complexas objetivando diminuir o numero de instruções que um programa necessita para sua implementação.
As desvantagens são o tempo para carregar os comandos por causa da sua complexidade e o modo de funcionamento que e feita uma de cada vez. O processador usa mais espaco no chip, e uma vez que chips menores armazenam mais disposetivos, isso faz com que o CISC armazene menos dispositivos u8. Porém, do ponto de vista da performance, os CISC’s têm algumas desvantagens em relação aos RISC’s, entre elas a impossibilidade de se alterar alguma instrução composta para se melhorar a performance. O código equivalente às instruções compostas do CISC pode ser escrito nos RISC’s da forma desejada, usando um conjunto de instruções simples, da maneira que mais se adequar. Sendo assim, existe uma disputa entre tamanho do código X desempenho.
CONCLUSÃO
A arquitetura RISC se caracteriza por sua estrutura dinâmica, simples, objetiva e de grande velocidade. Trabalhando com um conjunto de instruções curtas e simples, consegue alcançar grande performance, que faz com que suas aplicações tenham grande potencial em Sistemas de Rede, Internet e Bancos de Dados. Mas toda arquitetura tem suas vantagens e desvantagens. Se de um lado, esta arquitetura apresenta tantas qualidades, ela pode também se transformar num sistema de baixa performance se não for projetado de forma correta. Seus códigos tem de ser bem construídos e bem codificados para que se tenha alto desempenho. No geral, as máquinas baseadasnessa arquitetura, conquistam cada vez mais o mercado de alto nível, sendo responsável por grande parte dos sistemas de grande porte mundiais.
Referencias:
http://www.hardware.com.br/livros/hardware-manual/processadores-risc-processadores-cisc.html
http://gse.ufsc.br/~bezerra/disciplinas/Microprocessadores/RISC_CISC/Arquitetura%20CISC%20e%20RISC.pdf
...