Arquitetura De Computadores (Resumo)
Pesquisas Acadêmicas: Arquitetura De Computadores (Resumo). Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alecdsil • 26/3/2014 • 1.195 Palavras (5 Páginas) • 941 Visualizações
Arquitetura de Computadores (Resumo)
1. Memorias:
Memória:
Formado por um conjunto de células (ou posições), cada uma das quais podendo guardar uma informação. Cada célula tem um número associado a ela, número esse conhecido como endereço da célula.
Memória ROM:
As informações são armazenadas por meio de circuitos digitais
Memória RAM:
Também conhecida como Memória Virtual ou Volátil, seu conteúdo é apagado todas as vezes em que a máquina é reinicializada
Memória RAM Stática:
São memórias construídas a partir de circuitos semelhantes aos do Flip-Flop D básico.Tais memórias retem seu conteúdo por segundos, minutos, horas e até dias, dependendo exclusivamente da alimentação elétrica.
Memoria RAM Dinâmica:
São implementadas como uma matriz de células, cada célula contendo um minúsculo capacitor. Os capacitores podem estar carregados ou descarregados, permitindo que se estabeleça a distinção entre 0's e 1's armazenados neles.
Memória DRAM:
É realizado um refresh periódico para um novo carregamento
Memoria Flash:
- Memória de leitura/escrita não volátil;
- O conteúdo pode ser alterado através de sinais elétricos, sem precisar remover o chip do circuito;
- Não é alterável por byte. É apagada e regravada em blocos.
- Aplicação típica: Câmeras digitais.
Memória Secundária:
- Trilha: Seqüência circular de bits escrita enquanto o disco executa uma rotaçào completa. - Setores: Divisão da trilha em tamanhos fixos, em geral com 512 bytes.
- Preâmbulo: Permite que a cabeça entre em sincronismo antes de uma leitura ou de uma escrita.
- ECC: Código de correção de erros. Pode ser de Hamming ou outro código como código de Reed-Solamon.
2. Barramentos:
Barramentos:
É o caminho elétrico comum que liga diversos dispositivos.Podem ser agrupados segundo suas funções.
Barramento Multiplexado:
Técnica conhecida pelos projetistas para minimizar os problemas causados pelos barramentos de largura muito grande
Barramento Síncrono:
Tem uma de suas linhas alimentada por um oscilador a cristal. O sinal dessa linha é uma onda quadrada, cuja freqüência fica entre 5 MHZ e 100MHZ
Arbitragem de Barramento:
Mecanismo estabelecido para resolver o conflito de dois ou mais dispositivos que desejem tornar-se mestres do barramento ao mesmo tempo.
PCI:
Barramento que a Intel desenvolveu em 1990 com banda passante suficiente para suportar vídeos full-scren
USB:
É o barramento ideal para conectar dispositivos lentos como o mouse e o teclado, fornecendo energia elétrica no próprio cabo.
DMA (Acesso direto à memória):
É um conceito definido para uso em Controle de Barramentos
3. Conceitos:
Clock:
Na maioria dos circuitos digitais, é fundamental que os eventos ocorram em determinada ordem. Para estabelecer as relações de tempo
necessários, muitos circuitos digitais usam-se os Clock.
Flip-Flop:
No nível de lógica digital, um flip-flop pode ser utilizado em aplicações diversas. E uma dessas aplicações é a Memória.
BIOS e POST:
São programas que compõem o firmware ROM-BIOS do micro
Principal papel do Microprocessador:
Adquirir dados, processá-los e devolvê-los
Unidade de Controle:
É a parte do processador responsável pela busca das instruções na memória principal e pela determinação do tipo de cada instrução
Unidade Lógico-Aritmética:
Realiza um conjunto de operações lógicas e aritméticas, operações essas necessárias à execução das instruções.
Linguagem de Máquina:
- As instruções básicas de um computador formam uma linguagem por meio da qual é possível as pessoas se comunicarem com a máquina.
- Os projetistas de um computador precisam decidir quais instruções devem fazer parte da sua linguagem de máquina.
- A complexidade pode ser dominada e os sistemas de computador podem ser projetados de maneira sistemática e organizada.
- Em decorrência das linguagens de máquina serem muito simples, seu uso se torna difícil e tedioso para nós humanos.
No nível mais baixo da arquitetura computacional se encontra:
O nível da Lógical Digital
No Nível de lógica digital, trabalha-se com: Portas lógicas
Funcionalidade que tenha sido incorporada utilizando recursos de Microprogramação:
- Funcionalidades para acelerar o processamento dos programas, envolvendo cálculo matricial (indexação e endereçamento indireto).
- Funcionalidades para permitir que os programas pudessem ser deslocados de posição da memória após o início da
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