Arquitetura De Microcomputadores1
Dissertações: Arquitetura De Microcomputadores1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elielton • 1/12/2013 • 1.077 Palavras (5 Páginas) • 284 Visualizações
...............................................................................................................................
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
SISTEMA DA INFORMAÇÃO – MÓDULO FUNDAMENTAL
PORTFÓLIO 2
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS
Guarulhos
2011
PORTFÓLIO 2
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS
Guarulhos
2011
Respostas
.............................................................................................................
QUESTÕES
1. Execute o programa e observe. Na janela de Gerencia de Processos, temos algumas informações sobre o contexto: PID, Prioridade (Prio), Estado do Processo e Tempo de Processador (UCP). Crie um processo; observe que certos parâmetros devem ser ajustados para sua criação. Coloque quais são estes parâmetros e o que significa cada um! Crie outros processos (de qualquer tipo) quaisquer para ajudar na observação.
Resposta:
São eles:
• Prioridade: Podem deixar alguns deles como sendo prioridade em sua execução;
• Limite de Frames: Quantidade de blocos que serão usados da memória;
• Tipo de Processo: se será um processo realizado na CPU, I/O, ou se será um processo de CPU juntamente com um de I/O;
• Número de processos: Quantidade do mesmo tipo que podemos criar de uma só vez.
2. Observando a janela de Gerência de Processos, quais campos estão sendo alterados? O que significa o campo Frames (veja a janela Gerência de Memória para facilitar o seu entendimento)? Quais são os estados encontrados em seu processo? Porque ficam alternando?
Resposta:
Podemos observa que o campo que está sendo alterado é o campo estado de processo e tempo de UCP ou CPU.
O Campo Frame significa a quantidade (Espaço) de memória que um processo está utilizando. O estado encontrado em meu processo é o de Pronto e Executando. O estado alterna porque o processo entra como Pronto e em seguida quando chega a sua vez ela passa para o estado Executando e após o tempo estipulado pela CPU ele volta para fila de Pronto novamente.
3. Apague todos os processos criados, crie somente 3 processos do tipo CPU_Bound, observe a janela Gerencia de Processador. Por que somente temos um campo chamado “Execução”? Nesta janela, porque esta ocorrendo a alternância entre a coluna azul e o campo Execução?
Resposta:
Por ter somente uma CPU, só pode ser processado um processo por vez.
Os processos que estão em fila na coluna pronto estão esperando para serem processado pela CPU e conforme o tempo de processamento, se ainda não terminado, sai e entra na fila de pronto, esperando novamente para serem processadas.
4. Na janela de Gerencia de Processador, altere a velocidade da CPU (Clock da UCP). O que aconteceu com o sistema? Coloque a velocidade no máximo (deslizar seta para a direita), por que o tempo que o processo fica em executando não se altera? O que se altera com o aumento do clock da CPU? Volte o clock para uma velocidade menor, e altere a velocidade da fatia de tempo, quando aumentamos sua barra o que acontece com a simulação?
Resposta:
Os processos passam a ser executados mais rapidamente dando a vez para outro processo. O tempo do processo no modo Executando não se altera porque este é um valor estipulado pela CPU. Quando alteramos a barra Fatia de Tempo, isto significa que estamos mandando a CPU executar um mesmo processo em uma quantidade de tempo maior. Desta forma o processo fica mais tempo no campo Execução dando a impressão de que o processo está mais lento.
5. Apague estes processos e crie outros (CPU_Bound e IO_Bound), de acordo com o processo criado nesta simulação, observando
...