Arquitetura Pipelined
Trabalho Escolar: Arquitetura Pipelined. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samarajnrn • 22/10/2014 • 2.297 Palavras (10 Páginas) • 364 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
Aldeir Braga
Lucas Lamounier de Almeida Souza
Samara da Costa Morais
UNIDADES DE PROCESSAMENTO RISC E CISC
Rio Branco – AC
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Aldeir Braga
Lucas Lamounier de Almeida Souza
Samara da Costa Morais
UNIDADES DE PROCESSAMENTO RISC E CISC
Projeto de pesquisa apresentado como exigência para obtenção de parte nota na disciplina Microprocessadores I do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica.
Orientador: Prof. Dra. Ana Beatriz Alvarez
Rio Branco – AC
2014
RESUMO
A arquitetura CISC trabalha com um conjunto complexo de instruções, em contrapartida a arquitetura RISC atua com um número reduzido de instruções e instruções simplificadas. A partir da arquitetura RISC começou a se pensar em um modo de otimizar o desempenho, desde então a técnica pipelined começou a ser utilizada, que basicamente usa do paralelismo na execução das instruções, o presente trabalho apresenta as características gerais da técnica pipelined.
Palavras – chave: CISC, RISC, Desempenho, Pipelined, Datapath, Controle.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
1 UNIDADES DE PROCESSAMENTO CISC E RISC 6
1.1 ARQUITETURA CISC 6
1.2 ARQUITETURA RISC 6
1.3 CISC X RISC 7
2 ARQUITETURA PIPELINED 7
2.1 DATAPATH PIPELINED 8
2.2 CONTROLE PIPELINED 10
2.3 DESEMPENHO PIPELINED 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
APÊNDICE A – TABELAS 15
APÊNDICE B – FIGURAS 16
INTRODUÇÃO
O presente trabalho dá uma breve definição sobre as arquiteturas CISC e RISC, para auxiliar a compreensão da técnica pipelined, que é utilizada para otimizar o desempenho do processador. No decorrer da pesquisa fica explicitado as diferenças entres arquiteturas CISC e RISC, para que se possa iniciar os estudos acerca da técnica pipelined, bem como o seu caminho de dados, o controle da técnica pipelined, e o desempenho da técnica pipelined, onde pode – se perceber nitidamente a diferença na produtividade quando se está aplicando a técnica pipelined e quando a mesma não é aplicada.
1 UNIDADES DE PROCESSAMENTO CISC E RISC
1.1 Arquitetura CISC
A característica crucial para definir a arquitetura CISC (Computador com um Conjunto Complexo de Instruções) relaciona – se com seu próprio nome, ou seja, os processadores CISC têm como particularidade a capacidade de executar várias instruções complexas.
Uma das vantagens dos processadores CISC é justamente o fato de conter muitas instruções contidas no próprio processador, ajudando assim no trabalho dos programadores, pois em decorrência disso apresentam uma diminuição no tamanho do código executável, tendo em vista o fato de já conterem muitos códigos comuns em diversos programas. A figura 1, apêndice B, ilustra processadores que utilizam a arquitetura CISC.
A desvantagem apontada pelos pesquisadores da área seria a de que instruções diferentes necessitam de quantidades distintas de período de relógio para executar, podendo assim tornar o computador bastante lento.
1.2 Arquitetura RISC
A arquitetura RISC (Conjunto Reduzido de Instruções de Código) tem como característica o fato de possuir instruções reduzidas e simplificadas. Nesse caso as instruções são executadas diretamente pelo hardware, a arquitetura RISC busca otimizar as tarefas em que o processador passa mais tempo. A figura 2, vide apêndice B, ilustra a arquitetura RISC.
A arquitetura RISC apresenta como desvantagem o fato de que essa estrutura necessita de um sistema de memória rápido para alimentar suas instruções, o que pode se tornar um empecilho com relação à custos, pois encareceria o projeto.
Vale ressaltar que hoje em dia o que predomina são as estruturas conhecidas como híbridas que contam tanto com a arquitetura RISC quanto com a arquitetura CISC.
1.3 CISC X RISC
Vide tabela CISC X RISC na Tabela 1 no Apêndice A.
2 ARQUITETURA PIPELINED
A técnica pipelined, à grosso modo, consiste na execução de uma instrução por meio de sua divisão em etapas, visando assim otimizar a execução. As instruções são dispostas em uma espécie de fila da memória dentro do processador até o momento em que são solicitadas para serem executadas.
A técnica pipelined consiste em dividir o processador em várias etapas diferentes, quando uma nova instrução é carregada ela passa pela primeira etapa, o que decorre um ciclo de clock, e então passa para a segunda, terceira, até a enésima etapa, no entanto, quando essa instrução é processada pela primeira etapa, outra nova instrução já está sendo carregada para que a primeira etapa trabalhe nela. Pode – se observar que essa técnica traz como vantagem o fato de que a primeira etapa não precisa esperar até que a primeira instrução passe por todas as outras fase para poder processar uma nova instrução, o que reduz o tempo de execução.
A Intel começou a utilizar o pipelined visando melhorar o desempenho do 486, nesse caso o 486 possui
...