Arquitetura Sustentável
Ensaios: Arquitetura Sustentável. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Daniel122 • 18/5/2014 • 754 Palavras (4 Páginas) • 314 Visualizações
1. Resumo do Projeto
A arquitetura sustentável, também conhecida como eco-arquitetura, consiste em criar uma harmonia entre as obras civis, seus processos de construções e o meio ambiente e seus habitantes. Procurando evitar em cada um dos passos agressões desnecessárias para o ambiente, reduzindo resíduos resultantes e, principalmente, diminuindo gastos energéticos do edifício.
2. Justificativa
Nos centros urbanos, onde não há vegetação e muita concentração de pavimentação, ocorre o fenômeno chamado “Ilha de Calor”. Provocando o aumenta da temperatura no inverno nas cidades e bastante desconforto nas cidades de clima tropical e quente.
Aliado á isso aumenta a necessidade da utilização de sistemas de ventilação ou aquecimento artificiais. Outro fator importante é o destino incorreto dos resíduos gerados na própria obra, pois quando não separados na origem tornam-se de difícil reutilização, impossibilitando muitas vezes sua reciclagem.
Portanto, diante desses problemas citados, este tema foi proposto com o intuito de considerar as vantagens em desenvolver projetos cada vez mais eficientes, ecologicamente corretos, que diminuam os danos causados ao meio natural, que sejam inteligentes e promovam uma redução no gasto energético e adaptados as necessidades práticas e estéticas do usuário.
3. Fundamentação Teórica e/ou Prática da Proposta
Surgida no começo dos anos 1970, a arquitetura sustentável se destaca em definir que uma construção deve altera o mínimo que seja o meio onde ela está inserida. Atualmente, os edifícios são os principais causados à natureza, pois consomem mais da metade de toda a energia usada em países desenvolvidos e produzem mais da metade de todos os gases que vem modificando o clima.
Para que de fato coloque em prática esse projeto sustentável é preciso pensar que o edifício como parte do habitat vivo, bastante ligado à sociedade, ao clima, a região e ao planeta. Procurando maneiras de construir com menor impacto ambiental e maiores ganhos sociais.
A elaboração da arquitetura sustentável em empreendimentos imobiliários segue os seguintes princípios: utilização do maior número possível de matérias de origem natural; redução do consumo de energia; aquecimento e reutilização da água; o uso de materiais ecologicamente corretos; o destino correto de todos os resíduos gerados na construção; dentre outros.
Outro fator importante é preocupação com o destino correto dos resíduos gerados na obra. Indica-se que os entulhos oriundos podem ser usados em aterros, na fabricação de tijolos e o restante pode ser reciclado de várias formas. Reduzindo os custos de descarte desses resíduos nos aterros, prejudicando perigosamente o meio ambiente.
Um cuidado especial é a escolha de materiais ecológicos que são produzidos com menor impacto no meio natural. Pode se citar exemplos utilizados em construções como: blocos de terra comprimida, o adobe(tijolo de adobino são feitos de terra crua, água e palha), tintas sem componentes
...