Arquiteutra
Ensaios: Arquiteutra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: malk13 • 23/3/2015 • 1.828 Palavras (8 Páginas) • 218 Visualizações
Questões do capitulo um
1 Como seria utilizar um computador sem um sistema operacional? Quais são suas duas funções?
R: Sem um sistema operacional, um usuário para interagir com o computador deveria conhecer profundamente diversos detalhes sobre o hardware do equipamento o que tornaria seu trabalho lento e com grandes possibilidades de erros. As duas principais funções são “Facilidade de acesso aos recursos do sistema” e “Compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida”.
2 quais as principais dificuldades que um programador teria no desenvolvimento de uma aplicação em um ambiente sem um sistema operacional?
R: A maior dificuldade que o programador teria seria em programar em linguagem de máquina, já que o hardware não possui ambiente programável. O programador teria que programar todos os componentes de hardware: vídeo, teclado, mouse, placa de rede, disco rígido. Cada tarefa que a aplicação fosse fazer teria que ser detalhada num nível muito baixo para que o computador funcione. Sendo assim
3 explique o conceito de maquina virtual. Qual a grande vantagem de utilizar esse conceito?
R: Máquina virtual é o nome dado a uma máquina, implementada através de software, no qual podemos criar diversas máquinas virtuais independentes e isoladas, onde cada máquina oferece uma cópia virtual do hardware, incluindo modos de acesso, interrupções, dispositivos de E/S, etc. e seu próprio SO como se fosse um computador real, mas utilizando dos mesmos recursos de hardware da máquina real na qual foi instalada.
4 defina o conceito de uma maquina de camadas.
R: O computador pode ser visualizado como uma máquina de níveis ou máquina de camadas, possuindo tantos níveis quanto forem necessários para adequar o usuário às suas diversas aplicações. Quando o usuário está trabalhando em um desses níveis, não necessita saber da existência das outras camadas. Com isso a interação entre usuário e computador apresenta-se mais simples, confiável e eficiente.
5 quais os tipos de sistemas operacionais existentes?
R: sistemas monoprogramáveis ou monotarefa, sistemas multiprogramáveis ou multitarefa e sistemas com múltiplos processadores.
6 por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistemas monoprogramáveis?
R: Porque em sistemas monoprogramáveis somente é possível a execução de um programa por vez. Como um programa não utiliza todos os recursos do sistema totalmente ao longo da sua execução, existe ociosidade e consequentemente, subtilização de alguns recursos.
7 qual a grande diferença entre sistemas monoprogramáveis e sistemas multiprogramáveis?
R: Os sistemas monoprogramáveis se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa. Nos sistemas multiprogramáveis ou multitarefa, os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações. Enquanto em sistemas monoprogramáveis existe apenas um programa utilizando os recursos disponíveis, nos multiprogramáveis várias aplicações compartilham esses mesmos recursos
8 quais as vantagens dos sistemas multiprogramáveis ?
R: As vantagens do uso de sistemas multiprogramáveis são: a redução do tempo de resposta das aplicações processadas no ambiente e de custos, a partir do compartilhamento dos diversos recursos do sistema entre as diferentes aplicações. Os sistemas multiprogramáveis, apesar de mais eficientes que os monoprogramáveis, são de implementação muito mais complexa.
9 um sistema monousuário pode ser um sistema multiprogramável? Dê um exemplo.
R: Sim, pois um único usuário executa diversas aplicações concorrentemente em um SO. Ex: Windows 7
10 quais são os tipos de sistemas multiprogramáveis?
R: Sistemas batch, sistemas de tempo compartilhado e sistemas de tempo real.
11 o que caracteriza o processamento batch? Quais aplicações podem ser processadas nesse tipo de ambiente?
R: Caracteriza‐se por um processamento de dados que ocorre através de um lote de tarefas enfileiradas, de modo que o sistema operacional só processa a próxima tarefa após o término completo da tarefa anterior. Ex: Geração de holerites de salário mensal de empregados.
12 como funcionam os sistemas de tempo compartilhado? Quais as vantagens em utiliza-los?
R: Os sistemas de tempo compartilhado (time-sharing) permitem que diversos programas sejam executados a partir da divisão do tempo do processador em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo (time-slice). A vantagem na sua utilização é possivilitar para cada usuário um ambiente de trabalho próprio, dando a impressão de que todo o sistema está dedicado exclusivamente a ele.
13 qual a grande diferença entre sistemas de tempo compartilhado e tempo real? Quais aplicações são indicadas para sistemas de tempo real?
R: No tempo Real, o atendimento ao tempo de resposta é a principal preocupação, pois o sistema tem de ter resposta mais rápida a chamada de sistema realizada, podendo, o tempo de resposta, ser crítico ou não crítico. Já no tempo compartilhado, o tempo de resposta é mais lento pois pode ter mais de um usuário utilizando os recursos do sistema.
14 o que são sistemas de múltiplos processadores e quais vantagens em utiliza-los?
R: Os sistemas com múltiplos processadores caracterizam-se por possuir duas ou mais UCPs interligadas e trabalhando em conjunto. A vantagem deste tipo de sistema é permitir que vários programas sejam executados ao mesmo tempo ou que um mesmo programa seja subdividido em partes para serem executadas simultaneamente em mais de um processador.
15 Qual a grande diferença entre sistemas fortemente acoplados e fracamente acoplados?
R: Nos sistemas fortemente acoplados existem vários processadores compartilhando uma única memória física e dispositivos de entrada/saída, sendo gerenciados por apenas um sistema operacional. Os sistemas fracamente acoplados caracterizam-se por possuir dois ou mais sistemas computacionais conectados através de linhas de comunicação. Cada sistema funciona de forma independente,
...