Artigo Ensaio Eng. Requisitos
Casos: Artigo Ensaio Eng. Requisitos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maninhosbk • 19/10/2014 • 1.515 Palavras (7 Páginas) • 375 Visualizações
1. Introdução
Para o desenvolvimento de qualquer sistema, seja ele de software ou um sistema hidráulico de uma residência é necessário ter os pré-requisitos antes, claro que no simples hidráulico de uma residência é levar agua nas torneiras e caixas d’agua, uma complexidade quase insignificante em comparação a um ERP que controle tudo em uma indústria, desde o chão da fábrica até os relatórios para o executivos.
Existem hoje diversos guias e orientações para o gerenciamento de requisitos, uma das partes fundamentais para a correta construção e desenvolvimento de novos projetos.
Gerenciamento de Requisitos é uma das atividades fundamentais ao processo de desenvolvimento de software. Requisitos constituem a base para a definição da arquitetura do sistema, para a implementação propriamente dita, para geração dos casos de testes e para validação do sistema junto ao usuário. Gerenciamento de requisitos está relacionado ao processo de controlar todo o processo de desenvolvimento tendo como referência a baseline de requisitos. Este processo visa manter planos, artefatos e atividades de desenvolvimento consistentes com o conjunto de requisitos definidos para o software.
O PMBOK aborda o gerenciamento de requisitos na área de conhecimento Escopo do Projeto, e será com esse guia que vamos abordar os meios para coletar e gerenciar os requisitos do sistema SnackWare.
O SW (SnackWare) é um sistema que está em fase final de desenvolvimento, será implantado em uma lanchonete, Antonio’s HotDog, para efetuar o gerenciamento principal da empresa, que é o controle de pedidos, caixa e de clientes/mesas, além de ter cadastro de clientes e fornecedores.
A seguir vamos abordar as técnicas que foram utilizadas para o levantamento de requisitos, erros que foram cometidos, e observar as orientações do PMBOK que podem ajudar nessa etapa do projeto para encontrar as melhores soluções.
2. PMBOK Escopo do Projeto
As finalidades do Gerenciamento do Escopo do Projeto é definir o trabalho necessário para concluir o projeto, funcionários necessários, material, tempo, e também de guia para determinar que trabalho não está incluído, requisitos que não serão feitos no projeto, sejam eles por não ter necessidade ou por que não será coberto nesse projeto. Para que isso seja feito é necessário levantar as partes interessadas, pessoas que iram orientar sobre os requisitos e os requisitos do sistema.
Com a empresa em que estamos desenvolvendo o sistema para o levantamento de requisitos para o desenvolvimento foram realizadas diversas entrevistas com o cliente, seus funcionários e colaboradores.
O guia PMBOK orienta que primeiramente é necessário identificar as partes interessadas, por se tratar de um projeto acadêmico os únicos responsáveis da empresa de desenvolvimento são apenas dois acadêmicos, ficando relativamente fácil de envolver toda a equipe desenvolvedora com o projeto, essa também é uma das orientações do PMBOK, já que envolvendo todos desde o princípio torna mais fácil o entendimento do que fazer e como, em um sistema de proporções maiores isso não seria fácil, seria necessário reuniões com pessoal entre outros métodos para todos ficarem atualizados. Essa facilidade que nós tivemos também causou outros problemas como falta de mão de obra, além de muitos requisitos do sistema não serão atendidos devido ao tempo, já em um sistema aonde teria um número maior de pessoal isso poderia ser resolvido de diversas maneiras, também abordada no PMBOK.
Em visita na empresa levantamos as partes que iram nos orientar sobre as necessidades dela, assim obtivemos os funcionários que iriam nos ajudar com os requisitos, a parte interessada da empresa, fomos orientados pelo proprietário da lanchonete a acertar tudo com o pessoal que cuidava do caixa e salão, e com metodologia de entrevistas fizemos o primeiro levantamento inicial de requisitos do sistema.
Abaixo na figura 01, o diagrama básico das entrevistas, foram várias, sempre alterando o documentos final dos requisitos.
Figura 1 - Diagrama de coleta de requisitos
Foi utilizado também, como método para coleta de requisitos, a observação de como funciona as operações da empresa, infelizmente muitas delas não tem padrão, tornando difícil a compreensão para realizarmos um método de controle no sistema, o que mais tarde em nova reunião com proprietário foi acertado algumas dessas complicações.
Segue abaixo o escopo preliminar do sistema.
Funcionalidades que serão desenvolvidas:
1. Controle de pedidos: controlar todos os aspectos relacionados às solicitações de lanches e bebidas dos clientes;
2. Controle do fluxo de caixa: controlar a movimentação do caixa, mas não terá emissão fiscal eletrônica e não haverá integração com maquinas de cartão;
3. Controle de fornecedores: cadastro e controle de fornecedores que atendem o estabelecimento;
4. Controle de funcionários: cadastro de funcionários especificando endereço e contato dos mesmos;
5. Controle do próprio sistema: Ferramenta administrativa para controlas as especificidades do sistema.
Funcionalidades que não serão desenvolvidas:
1. Controle de caixa: não terá um sistema para emissão de nota fiscal eletrônica, o cliente fará a emissão de forma manual como já é realizada;
2. Controle de estoque: não haverá controle de estoque;
3. Controle de funcionários: não possuirá folha de pagamento, apenas abrangerá os itens citados no tópico que remete ao controle de funcionários.
Algumas funcionalidades que o cliente solicitou mas infelizmente devido ao tempo para o desenvolvimento não foi incluído no sistema, como é o caso do controle de estoque, como para existir ele é necessário ter o controle de pedidos e cadastro de produtos, sobrou apenas o controle de estoque que poderia ser retirado do sistema com o objetivo de desenvolver o sistema dentro do tempo previsto.
3. Requisitos
...