As Ciencias Ambientais
Por: calanguinho • 8/10/2020 • Trabalho acadêmico • 330 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
PUCMINAS – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Ciências ambientais – Angélica da Silva Vasconcellos
Tratamento de efluentes líquidos
- Quais as principais diferenças na composição de efluentes sanitários e industriais?
Enquanto o efluente sanitário é compostos por 99,9% de água e 0,1% de sólidos, que podem ser matéria orgânica, nutrientes ou microrganismos patogênicos, sua composição é pouco variável; os efluentes industriais podem conter óleos, metais pesados e outras substâncias consideradas tóxicas e altamente contaminantes.
- Uma empresa libera efluentes com 0,7 DBO e 1,6 DQO. Como esses efluentes devem ser tratados?
É importante entendermos que a DQO sempre será maior que a DBO pelo fato de compreender qualquer material presente que possa sofre oxidação. Uma vez que os valores apresentados são baixos entendemos que há baixo potencial de poluição ou ausência de microrganismos. Com 0,7 utilizaremos o tratamento biológico (DBO) deste efluente; com 1,6 utilizaremos o tratamento químico (DQO) deste efluente.
- Qual a diferença entre os processos aeróbios e anaeróbios no que diz respeito à velocidade e quantidade de resíduos?
Tratamento Biológico Aeróbio: microrganismos degradam as substâncias orgânicas, que são assimiladas mediante processos oxidativos.
Tratamento Biológico anaeróbico: utiliza bactérias que não necessitam de oxigênio para sua respiração. ao contrário do que acontece no processo Aeróbico, no tratamento Anaeróbio NÃO temos a presença de oxigênio, ocasião em que a matéria orgânica é transformada em gás carbônico, metano, água e biomassa (Lodo). Vale esclarecer que na comparação ao processo aeróbico, a produção de biomassa é significativamente menor, visto que a taxa de crescimento dos microrganismos anaeróbios é baixa.
- Como vocês tratariam efluentes de uma indústria de papel?
No ramo da papelaria o efluente é alcalino e altamente agressivo, por isso é necessário investir em outros equipamentos tecnologicamente eficientes para realizar o tratamento.
- Explique a eutrofização.
É o processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.
...