TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Asdf Asdf Asdf Adfa

Casos: Asdf Asdf Asdf Adfa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  7.036 Palavras (29 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 29

Tutorial: Desenvolvimento de Jogos com Unity 3D

Erick Baptista Passos

epassos@ic.uff.br

José Ricardo da Silva Jr.

josericardo.jr@gmail.com

Fernando Emiliano Cardoso Ribeiro

one.fernando@gmail.com

Pedro Thiago Mourão

pedrothiago@hotmail.com

VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment Rio de Janeiro, RJ – Brazil, October, 8th-10th 2009

1

Apresentação

Esse tutorial é apresentado como uma breve introdução ao desenvolvimento de jogos com o

motor Unity3D. Explicações muito detalhadas, mesmo que cobrindo apenas parte das

funcionalidades existentes, ocupariam bem mais que as três dezenas de páginas disponíveis

para este tutorial. Dessa forma, recomendamos o leitor interessado a buscar mais informações

na abrangente e excelente documentação da ferramenta, disponível tanto localmente, ao se

realizar a sua instalação, quanto online através do site http://www.unity3d.com/support.

Também por questões de espaço, não foi incluída uma introdução geral ao desenvolvimento

de jogos. Espera‐se que o leitor possua alguma familiaridade com os conceitos e ferramentas

relacionados ao assunto tais como renderização em tempo‐real, modelagem e animação 3D,

texturas e Shaders. Também espera‐se que o leitor possua noções de programação,

preferencialmente com alguma linguagem orientada a objetos.

O conteúdo do texto está organizado em forma crescente de complexidade, de forma a

facilitar a leitura. Entretanto, as seções apresentadas também podem ser lidas de forma

independente.

A imagem da capa foi cedida do projeto França Antártica, de cuja equipe de desenvolvimento

fazem parte alguns dos autores. O jogo França Antártica está sendo desenvolvido através da

Unity3D e é um projeto financiado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Por fim, informa‐se que algumas das figuras e exemplos apresentados foram adaptados do

manual da ferramenta, de tutoriais online (http://www.unity3d.com/resources), bem como de

discussões disponíveis no forum comunitário de desenvolvedores Unity

(http://forum.unity3d.com). Também recomendamos o leitor que explore essas referências

para um maior aprofundamento.

VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment Rio de Janeiro, RJ – Brazil, October, 8th-10th 2009

2

Guia de leitura

1 ‐ Introdução

Breve apresentação dos módulos da Unity3D e detalhamento da interface do editor de cenas.

2 ‐ Criação e Manipulação de Game Objects

Explicação do modelo de objetos da Unity3D e as formas básicas de criação, composição e

alteração dos mesmos.

3 ‐ Materiais e Shaders

Breve introdução à linguagem de especificação de Shaders da Unity3D: ShaderLab. São

demonstrados exemplos para pipeline de função fixa, bem como Shaders programáveis.

4 ‐ Sistema de Física

Introdução aos componentes relacionados ao subsistema PhysX de simulação física.

5 ‐ Scripting

Apresentação, através de exemplos, dos principais conceitos para a programação de scripts

com a Unity3D.

6 ‐ Conclusão

Considerações finais dos autores.

Bibliografia

Leituras recomendadas para aqueles interessados em um maior aprofundamento.

VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment Rio de Janeiro, RJ – Brazil, October, 8th-10th 2009

3

1 ‐ Introdução

O desenvolvimento de jogos 3D é uma atividade ao mesmo tempo gratificante e desafiadora.

Diversas habilidades, de diferentes áreas do conhecimento, são necessárias nesse processo. O

uso de ferramentas para auxiliar nas tarefas repetitivas é fundamental nesse tipo de atividade,

e ao longo do tempo, um tipo especial de ferramenta, conhecido como motor de jogos (game

engine) foi evoluindo de maneira paralela aos próprios jogos, ao ponto que se tornaram

produtos valiosos e de certa forma populares.

Alguns módulos e funcionalidades auxiliares são condições necessárias para que uma

ferramenta seja considerada um motor de jogos completo. Em especial, um sistema de

renderização 3D com suporte a Shaders programáveis e um sistema de simulação física são

fundamentais. Uma boa arquitetura para a programação de scripts, um editor de cenas

integrado, e a capacidade de se importar diretamente modelos 3d, imagens e efeitos de áudio

produzidos em ferramentas externas, são as características existentes nos motores de jogos.

Além disso, é desejável que os jogos desenvolvidos possam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.3 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com