Aspargos
Por: rafinha_alexi • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 396 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
PRÁTICA DE QUÍMICA
PROF. MARCELO MARIO AMENDOLARA- QUÍMICA CURSO: ENGª DE AUTOMAÇÃO E ENGª DE PRODUÇÃO SÉRIE: 1ª E 2ª
NOME DOS ACADEMICOS: ETIENE MARIA DA SILVA RA: 8097911673
RAFAELA ALEXI RA: 9296557750
TÍTULO: Medição de volumes.
1-INTRODUÇÃO
A equipe fez testes com diversos instrumentos de medição química, dentre eles: pipeta, balão aferido, proveta, etc. Usamos água para fazer as medições. Vimos conceitos básicos de segurança e proteção no laboratório, assim como conhecemos os equipamentos de proteção: óculos, luvas descartáveis, guarda pó, capacete, mascara.
O objetivo do experimento executado em laboratório, é comprovar o que aprendemos na teoria.
2- PARTE EXPERIMENTAL
2.1 Materiais utilizados: Água, Corante Azul, Pipeta graduada, Becker, Bureta, Erlenmayer, Proveta, Balão Aferido.
2.2 – Procedimento experimental: Colocamos 100 ml de água com corante no Becker, distribuímos em diversos recipientes, e com a Pipeta graduada medimos para saber se o valor indicado no recipiente, realmente era o mesmo que a Pipeta indicava.
3- RESULTADOS
[pic 1]
4- DISCUSSÃO
Utilizamos como base de medidas e precisões a proveta e a pipeta graduada, com os experimentos feitos em laboratório podemos ver claramente que o erro obtido na medição é relacionado com a porcentagem de erro que a proveta indica em seu corpo. Ex: A proveta é um instrumento de baixa precisão que indica em seu corpo uma porcentagem de erro, se colocarmos 50ml de água em uma proveta e retirarmos com uma pipeta graduada descobriremos que haverá erro na medida indicada na proveta.
5- CONCLUSÃO
Com os conhecimentos obtidos sobre medição de volumes, e os experimentos realizados, concluímos que cada instrumento possui uma exatidão,e que estas podem variar dependendo das condições de temperatura que estão expostas.
6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
www.vidrariadelaboratorio.com.br –“Vidraria de laboratório”Publicado em 22 de novembro 2012.
www.notapositiva.com – “Medição de volumes” Publicado em 01 de Janeiro 2008.
...