Associação De Resistores
Monografias: Associação De Resistores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricardo28 • 19/5/2014 • 1.249 Palavras (5 Páginas) • 355 Visualizações
RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES - Série, paralelo e misto
DDP - Diferença de potencial
EFEITO JOULE
CONDUTOR e ISOLANTE - Diferença
24 de fevereiro de 2014
Prof. Me. Thiago da S. T. Alvarenga
1º relatório
1. RESUMO
Dentro do contexto associado à física experimental 3, serão abordados neste relatório conceitos referente à associações com resistores, e mencionado resultados de acordo com o experimento realizado em laboratório. Tendo como base os conceitos e dados do experimento, esses serão associados à diferença de potencial (DDP), efeito Joule e distinção entre condutores e isolantes. Como conclusão veremos que esses assuntos se cruzam, ou seja, se correlacionam, somando-se um estudo completo.
2. INTRODUÇÃO
Associação de Resistores
Num circuito eletroeletrônico, existe uma série de componentes que trabalham em conjunto para que esse funcione de maneira como foi projetado para uma determinada aplicação. Ao pensarmos em resistores, associamos esse termo a resistência elétrica, que por conceito básico, podemos dizer que é a resistência à passagem de elétrons. É claro que para chegarmos a um nível de resistência, não conseguimos fazer com o uso de apenas 01 (um) resistor. Daí a necessidade de associarmos esses componentes de modo que tenhamos montagens para obtermos um valor de resistência específico para o funcionamento do circuito. Para este assunto temos três tipos de associações (básicas), a associação tipo série, a tipo paralelo, e a do tipo misto (série e paralelo) que em sua associação com o valor de uma resistência final, daremos o nome do resultado de resistência equivalente.
Associação de resistores - série
Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é igual à soma de todos os resistores que compõem a associação. A resistência equivalente de uma associação em série sempre será maior que o resistor de maior resistência da associação. A DDP de uma associação de resistores em série é a soma das ddps em cada um dos resistores associados. Abaixo temos um exemplo de um circuito que mostra uma ligação de resistores em série:
Associação de resistores – paralelo
Em uma associação em paralelo os resistores são ligados de maneira a todos receberem a mesma diferença de potencial (ddp), e a soma das correntes que atravessam os resistores é igual à resistência do resistor equivalente (no que nos resistores em série, se somava as tensões (V), agora o que se soma é a intensidade (i)).
A resistência equivalente de uma associação em paralelo sempre será menor que o resistor de menor resistência da associação. Abaixo temos um exemplo de um circuito que mostra uma ligação de resistores em paralelo:
Associação de resistores – Misto
Uma associação mista é composta quando associamos resistores em série e em paralelo no mesmo circuito. Observe na figura abaixo que os resistores R1 e R2 estão em série e os resistores R3 e R4 estão em paralelo: Nas associações mistas também podemos encontrar um valor para a resistência equivalente. Para isto devemos considerar cada associação (série ou paralelo) separadamente, sendo que todas as propriedades descritas acima são válidas para estas associações.
Abaixo temos um exemplo de um circuito que mostra uma ligação de resistores misto:
DDP: Diferença de Potencial - conceito
Tensão elétrica (denotada por ∆V), também conhecida como diferença de potencial (DDP), é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos ou a diferença em energia elétrica potencial por unidade de carga elétrica entre dois pontos. Sua unidade de medida é o volt – homenagem ao físico italiano Alessandro Volta – ou em joules por coulomb. A diferença de potencial é igual ao trabalho que deve ser feito, por unidade de carga contra um campo elétrico para se movimentar uma carga qualquer. Uma diferença de potencial pode representar tanto uma fonte de energia (força eletromotriz), quanto pode representar energia "perdida" ou armazenada (queda de tensão). Um voltímetro pode ser utilizado para se medir a DDP entre dois pontos em um sistema, sendo que usualmente um ponto referencial comum é a terra. A tensão elétrica pode ser causada por campos elétricos estáticos, por uma corrente elétrica sob a ação de um campo magnético, por campo magnético variante ou uma combinação de todos os três.
Efeito Joule: conceito de resistência elétrica
O efeito Joule pode ser chamado também de efeito térmico. Esse efeito ocorre quando uma corrente elétrica percorre um resistor fazendo com que a energia elétrica se transforme em energia térmica (calor). Essa transformação ocorre por causa do choque que há entre os elétrons livres e os átomos do condutor. As cargas elétricas que compõem a corrente elétrica sofrem através do condutor um impedimento ao seu movimento. A passagem da corrente elétrica passa por uma dificuldade oferecida pelo resistor que é capaz de caracterizar sua propriedade física: a resistência elétrica (R).
Condutores e Isolantes
Condutores,
...