Aterro Sanitario
Ensaios: Aterro Sanitario. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rhaypereira • 3/12/2013 • 265 Palavras (2 Páginas) • 572 Visualizações
Os aterros tem como princípio impedir o contato direto dos resíduos com o terreno natural principalmente para que não ocorra a contaminação do lençol freático,das águas superficiais, mas também visa evitar sua exposição prolongada à atmosfera o que ocntribui para evitar a proliferação de vetores de doenças.
O aterro é constituído por partes (células ou trincheiras): uma parte do terreno é preparada e recebe os resíduos até uma cota determinada quando é encerrada esta célula ou trincheira ela recebe uma camada intermediária de cobertura e inicia-se uma nova célula, prosseguindo assim até que todas sejam encerradas e inicia-se uma nova etapa do aterro até que seja atingido o limite do projeto previamente licenciado junto aos órgãos competentes.
Devido aos impactos ambientais do aterro deve-se cumprir etapas rigorasas para o seu licenciamento ambiental que geralmente consiste em três fases: licença prévia (LI), licença de instalação (LI) e por ultimo licença de operação (LO) eventualmente estas fases ter outras etapas intermediárias como audiências públicas, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, etc.
Antes e se iniciar o projeto do aterro é necessário efetuar estudos preliminares onde deverão ser abordadas diversas características como localização, relevo, clima, hidrografia, zoneamento ambiental e urbano, viabilidade econômica, etc.
Realizado os estudos preliminares, é possível, de posse dos dados anteriormente relacionados, escolher o tipo de sistema que será adotado. Neste momento inicia-se a etapa de “projeto” propriamente dita do aterro. A escolha da área adequada, considerada a partir dos critérios ambientais e operacionais levam a um projeto seguro do ponto de vista ambiental e permite que simplificações sejam consideradas no projeto, viabilizando também a questão financeira.
...