Atps Algoritmo
Artigo: Atps Algoritmo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucassjdl • 2/10/2014 • 2.612 Palavras (11 Páginas) • 381 Visualizações
AULA –TEMA: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE PROGRAMAÇÃO
Trabalho referente à disciplina de Algoritmo e Programação do 2º período do curso de Engenharia de controle e Automação da Anhanguera Educacional, orientado pelo professor Fernando.
SUMÁRIO
Etapa 3: Aula-tema: Vetores e Matrizes. Modularização........................................................4
Subprogramas...........................................................................................................................4
Estrutura de dados....................................................................................................................7
Relatório 3 – Vetores, Matrizes e Modularização...................................................................10
Etapa 4: Aula-tema: Strings, Funções de Manipulação e Tipos Estruturados........................11
Relatório 4 - Strings, Funções de Manipulação e Tipos Estruturados....................................11
Programa..................................................................................................................................16
Referências Bibliográficas ......................................................................................................17
Etapa 3
Aula-tema: Vetores e Matrizes. Modularização
Subprogramas
Subprogramas são trechos de programa que realizam uma tarefa específica. Podem ser chamados pelo nome a partir do programa principal ou de trechos de outros subprogramas, até mesmo ele próprio (chamada recursiva).
A identificação de problemas mais complexos resultará no desenvolvimento de algoritmos também mais complexos para resolvê-los.
Uma abordagem eficiente para este tipo de problema é a divisão do problema mais complexo em problemas mais simples de serem resolvidos.
Este método é conhecido como modularização, onde um grande problema é divido em problemas menores e a solução destes problemas menores resultará na solução do problema maior (mais complexo). Estes programas menores são denominados sub-rotinas, módulos, subprogramas ou sub-algoritmos.
Um subprograma é um trecho de um algoritmo (futuro programa) maior (mais complexo) que realiza qualquer operação computacional estudada até agora (entrada, processamento, saída). Ele efetua parte de uma tarefa que um algoritmo maior deverá executar. O algoritmo que aciona um subprograma é chamado de algoritmo principal daquele subprograma.
Subprogramas podem ser de dois tipos:
Funções- retornam um valor em seu nome.
Procedimentos- não retornam valor.
A linguagem C possui apenas o subprograma do tipo função.
Declaração:
< tipo_do_valor_retornado > < nome_função > (< parametros_formais >)
Ex:float media (int nota1, int nota2);
Chamada:
< nome_funcao > (< parametros_reais >)
Ex: media(8,10);
O funcionamento de um subprograma corresponde a implementação de uma função, no sentido matemático da expressão, pois um subprograma também retorna um único valor, de um ou mais valores manipulados em uma ou mais operações realizadas por esta função.
A expressão "função" também é usada na elaboração de um subprograma, onde ela identifica a disponibilização de um ou mais subprogramas para um algoritmo principal, sendo a expressão função uma palavra reservada.
função é a palavra reservada que identifica um tipo de subprograma
<tipo de dado> é um tipo de dado válido (inteiro, real, caracter, lógico)
<identificador> é o nome atribuído a função, aos parâmetros e variáveis
<lista de parâmetros> são os parâmetros usados no subprograma
<valor> representa o único valor que a função retorna para seu acionador (ou chamador)
Parâmetros da função
Os parâmetros de uma função são dados fundamentais que a função deve ter acesso para alcançar seu objetivo. Por exemplo, se você tem uma função denominada media que calcula a média aritmética de dois números, é essencial que essa função "saiba" quais são os números que serão usado para o cálculo da média, do contrário, ela não pode efetuar os cálculos. Pois bem, esses dois números serão disponibilizados à função por meio de parâmetros.
onde num_1 e num_2 são parâmetros da função media descrita anteriormente.
A sintaxe de criação da função exige o cabeçalho da mesma, coerente com as suas características, onde o nome, seus parâmetros e o retorno sejam corretamente pensados e elaborados de forma a resolver o problema a que ela se propõe.
Todo algoritmo com subprograma deve possuir uma estrutura similar a representada, de forma simples, abaixo:
Síntese do problema
Declarações
Algoritmo Principal
Subprogramas
Fluxograma:
A representação do subprograma em uma técnica gráfica, como o fluxograma, é apresentado a seguir.
...