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Atps Banco De Dados

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Por:   •  23/9/2013  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  575 Visualizações

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ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Sistemas de Informação

3ª Série

Estrutura de Dados

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem.

 Estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

 Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.

 Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.

Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA:

Jaqueline Brigladori Pugliesi

Faculdade Anhanguera de Valinhos

Jeanne Dobgenski

Anhanguera Educacional Ltda

Marcelo Augusto Cicogna

Faculdade Anhanguera de Valinhos

Sistemas de Informação – 3ª Série – Estrutura de Dados

Jaqueline Brigladori Pugliesi, Jeanne Dobgenski, Marcelo Augusto Cicogna

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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.

 Competência para identificar, analisar e documentar oportunidades, problemas e necessidades passíveis de solução via computação, e para empreender na concretização desta solução.

 Capacidade de abstração, representação, organização e viabilização de soluções de software para diferentes domínios de aplicação.

 Habilidade em tomar decisões e saber implementá-las.

DESAFIO

Várias áreas da ciência da computação usam domínios simples e abstratos para estudos analíticos e empíricos. Por exemplo, algumas das primeiras pesquisas de inteligência artificial nas áreas de planejamento e robótica usavam o mundo dos blocos, no qual um braço de robô realizava tarefas envolvendo a manipulação de blocos. Este desafio consiste em modelar um Mundo dos Blocos bem simples, que vai funcionar de acordo com certas regras e restrições.

O problema consiste em analisar uma série de comandos que instruem um braço de robô em como manipular os blocos que estão sobre uma mesa. Inicialmente, existem n blocos sobre a mesa (numerados de 0 a n-1), como mostra a figura a seguir.

O problema começa com cada bloco na sua posição inicial sobre a mesa e, depois de uma série de comandos válidos, deve terminar em uma configuração final. Na figura a seguir é apresentado um exemplo para 5 blocos (n=5), sendo (a) a configuração inicial e (b) a configuração final.

Os comandos válidos para o braço de robô manipular os blocos são listados a seguir. Usa-se a para indicar o bloco em movimento e b como bloco de referência.

 mover a acima b: move o bloco a para cima do bloco b retornando eventuais blocos

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