Atps De Contabilidade
Trabalho Escolar: Atps De Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sandro0309 • 4/5/2014 • 1.897 Palavras (8 Páginas) • 295 Visualizações
1. Introdução
O presente trabalho tem como objetivo mostrar qual o conceito, a finalidade e a importância da Contabilidade para as organizações. Quais sistemas de acumulação de custos existem e suas principais características, além de abranger também o controle, mostrando sua importância, seu objetivo e sua principal ferramenta a ficha de controle de estoque.
Abordaremos também os principais relatórios contábeis, como balanço patrimonial, sua estruturação, seus principais grupos de contas e conceito da DRE. De forma pratica e teórica.
2.1 Definição de Contabilidade
Contabilidade é a ciência que estuda o Patrimônio das Entidades, seus fenômenos e variações. De acordo com a doutrina oficial brasileira (Organizada pelo Conselho federal de Contabilidade), a contabilidade é uma ciência social da mesma forma que a Economia e a Administração (esta por vezes considerada um ramo da sociologia). Mas é comum encontrar autores que reflitam essa condição científica, colocando-a como técnica ou arte.
2.2 Objetivos da Contabilidade
O principal objetivo da Contabilidade é permitir aos principais grupos de usuários, a avaliação econômica e financeira da entidade, bem como suas tendências futuras. Ou seja, a contabilidade gera informações acerca do patrimônio das entidades aos seus diversos usuários para que estes possam tomar decisões. É através da Contabilidade que se evidenciam os aspectos qualitativos e quantitativos do patrimônio.
2.3 Usuários da Contabilidade
Os usuários são as pessoas que se utilizam da contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam nos instrumentos contábeis as suas respostas. Os usuários podem ser divididos em dois grupos:
Usuários Internos: Que são todas as pessoas ou grupos de pessoas relacionados com a empresa e que tem facilidade de acesso às informações contábeis, tais como:
Gerentes: Para tomada de decisões
Funcionários: Com interesse em pleitear melhorias
Diretoria: Para a execução de planejamentos organizacionais.
Usuários Externos: São todas as pessoas sem facilidades de acesso direto as informações, mas que as recebem de publicações das demonstrações pela entidade, tais como:
Bancos: Interessados nas publicações a fim de analisar concessões de financiamento;
Governo: Para fins de fiscalização e tributação;
2.4 Porque a Contabilidade é importante para toda a empresa
O setor financeiro é o mais importante de uma organização, pois é através dele que se mantém a estabilidade e principalmente a sobrevivência de tal.
Através da Contabilidade da empresa que se obtém o controle de sua vida financeira e patrimonial de grande importância para a gestão dos negócios. Ou seja, a partir dos resultados contábeis que a empresa consegue visualizar sua situação atual e futura.
ETAPA 2
3. Sistema de Acumulação de Custos
O sistema de acumulação de custos corresponde ao ambiente básico no qual operam os sistemas e as modalidades de custeio. Ou seja, o objetivo da cumulação de custos é a identificação, a coleta, o processamento, o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos.
É importante que antes que a empresa decida quanto ao seu sistema ou a modalidade de custeio a ser adotada, a mesma escolha antes o seu sistema de acumulação de custos tendo como orientação estritamente, pelo sistema produtivo da empresa.
Existem dois sistemas básicos de produção, são eles:
• Sistema de produção por encomenda: Caracteriza-se pela fabricação descontinua de produtos não padronizados;
• Sistema de produção continua: Caracteriza-se pela fabricação em serie de produtos padronizados.
Da mesma maneira dos dois sistemas produtivos existem também básicos de acumulação de custos:
• Sistema de acumulação por ordem ou encomenda;
• Sistema de acumulação por processo;
3.1 Sistema de Acumulação de Custo por Ordem de Produção
Nesse modelo se sistema cada elemento de custo é acumulado segundo ordens especificas de produção referente a um determinado produto ou lote de produtos. Ou seja, nenhum trabalho poderá ser realizado sem que a ordem de produção seja emitida.
O sistema de ordem de produção é o mais apropriado para o custeio de produtos por encomenda, sendo pouco usado nas indústrias de produção em serie. Vale ressaltar que esse sistema possui algumas desvantagens entre elas podemos citar:
• Custo administrativo elevado – o sistema exige considerável trabalho burocrático para o registro das informações minuciosas requeridas no adequado preenchimento das ordens de produção.
3.2 Sistema de Acumulação de Custo por Processo
O sistema de acumulação por processo é usado invariavelmente, na contabilização dos custos de uma produção em massa. Normalmente, nesse sistema produtivo, todos os produtos são fabricados para estoque; uma unidade de produção é idêntica a outra, os produtos são movimentados no processo de produção continuamente, e todos os procedimentos de fabrica são predominantemente padronizados.
Entre as principais características desse sistema podemos destacar:
• Os custos, diretos ou indiretos, são acumulados nas contas de custos durante um determinado período, sendo reclassificados por departamentos ou processo no fim desse período.
• O custo total de cada processo é dividido pelo total da produção, obtendo-se um custo médio por unidade para o período.
3.3 Sistemas de Custeio
Uma vez decidido o sistema de acumulação de custos que será utilizado pela empresa é a vez de escolher o sistema de custeio a ser adotado.
Essa escolha independe do sistema
...