Atps De Gestão Da Qualidade
Monografias: Atps De Gestão Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrianamjvi • 31/10/2013 • 1.336 Palavras (6 Páginas) • 588 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Anápolis
SETEMBRO/2013
GESTÃO DA QUALIDADE
Trabalho apresentado a disciplina de Gestão da Qualidade. No Curso de administração da Universidade Anhanguera -UNIDERP
Introdução
Este trabalho sobre Gestão da Qualidade nos possibilita o entendimento sobre as noções de gestão e de qualidade. Apresentaremos os conceitos básicos de qualidade e gestão da qualidade. Também trataremos da sua evolução e sua importância e a divisão existente para buscar melhores retornos, levando-se em conta as pessoas envolvidas, o tempo de execução, o orçamento e a estrutura necessária. Compreender qual é a definição dos princípios básicos do estabelecimento, administração e a contabilidade pode ser uma grande ferramenta de gestão para a tomada de decisão.
ETAPA 1
PASSO 1
Ler atentamente o capítulo 1 – Responda as questões:
1- O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?
Qualidade é um conceito subjetivo, e o termo vem do latim. Qualidade está relacionado às percepções de cada indivíduo, e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição.
Qualidade pode ser qualidade de vida das pessoas de um país, qualidade da água que se bebe ou do ar que se respira, qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa, ou ainda qualidade de um produto no geral. Como o termo tem diversas utilizações, o seu significado nem sempre é de definição clara e objetiva. Pode-se também seguir como exemplo a qualidade desta enciclopédia. Basta escolher um tema qualquer e escrever absurdos. O tempo para a correção ser feita está inversamente ligada à qualidade do site. Quanto melhor a qualidade, menor será esse tempo.
2- O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?
A gestão da qualidade pode ser definida como sendo qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos/serviços com vistas a garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes relacionadas ao que está sendo oferecido, ou ainda, a superação de suas expectativas. Desta forma, a gestão da qualidade não precisa, necessariamente, implicar na adoção de alguma certificação embora este seja o meio mais comum e o mais difundido, porém, sempre envolve a observância de alguns conceitos básicos, ou princípios de gestão da qualidade, que podem e devem ser observados por qualquer organização.
3- Quais foram os principais “gurus” da Qualidade?
• W. Edwards Deming
• Joseph M. Juran
• Philip Crosby
• Armand V. Feigenbaum
• Kaoru Ishikawa
• Genichi Taguchi
• Vicent Falconi Campos
4- Quais são os oito pricípios da Gestão da Qualidade ? Explicar
Na Gestão da Qualidade, a ISO 9000 estabelece oito princípios da qualidade. O respeito a estes fundamentos pode tornar nossa empresa vencedora, assim como a ausência deles pode criar sérias barreiras à competitividade.
1. Foco no Cliente
A organização depende dos clientes e, portanto, devemos atender as necessidades atuais e futuras dos clientes, os seus requisitos, e procurar exceder as suas expectativas.
2. Liderança
Os líderes estabelecem a unidade de propósitos e o rumo da empresa. Convém que criem e mantenham um ambiente interno no qual as pessoas se tornem engajadas na obtenção dos objetivos da organização.
3. Envolvimento das pessoas
As pessoas, em todos os níveis, são a essência de uma organização. O efetivo engajamento dessas pessoas permite a utilização das suas habilidades para o benefício da organização.
4. Abordagem de processos
Um desejado resultado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como processos – a transformação de entradas em saídas, com agregação de valor.
5. Abordagem do sistema para gerenciamento
Identificar, compreender e gerenciar os processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da organização para alcançar os seus objetivos.
6. Melhoria Contínua
A melhoria contínua do desempenho da organização é um objetivo permanente. Nada é tão bom que não possa ser melhorado. As necessidades dos clientes evoluem sempre. Se a organização não melhorar seus processos e produtos, em algum momento o cliente ficará insatisfeito e deixará de ser fiel.
7. Abordagem com base em dados para a tomada de decisão
Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e de informações. Você só consegue gerenciar aquilo que é medido. O gerenciamento dos indicadores é a chave deste princípio.
8. Relações de fornecimento mutuamente proveitosas
Uma organização
...