Atps Multimidia
Casos: Atps Multimidia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: victortsleal • 5/6/2014 • 1.093 Palavras (5 Páginas) • 342 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO - 1º SEMESTRE
COMPUTAÇÃO GRÁFICA TRIDIMENSIONAL
Multimídia
CAMPO GRANDE
2014
CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO - 1º SEMESTRE
COMPUTAÇÃO GRÁFICA TRIDIMENSIONAL
Multimídia, Professor: Sydnei Maldonado
Resumo do capítulo 7 do livro PLT "Multimídia: Conceitos e Aplicações" do autor Wilson de Pádua Paula Filho, referente a computação gráfica tridimensional e suas aplicações no desenvolvimento de projetos de multimídia.
CAMPO GRANDE
2014
Introdução
No resumo feito aqui, começa apresentando formatos de arquivos geométricos mais utilizados e seus respectivos editores. Será estudado os modelos poligonais de superfícies, sem duvida os mais usados em animação tridimensional. Apresenta-se também informação a respeito de modelos utilizados em algumas aplicações especificas, como modelos baseados em superfícies curvas e outras representações avançadas. Discute-se finalmente a modelagem das câmeras virtuais, que determina os resultados das operações de visualização aplicadas à geometria.
Formatos Tridimensionais
A modelagem é a construção de uma base de dados que contem a descrição geométrica da cena a ser usada na animação. Uma base de dados pode estar contida em metarquivos tridimensionais. que geralmente utilizam formatos particulares dos editores tridimensionais que os processam. Entre os mais utilizados estão:
• DXF - Padrão AutoCAD
• IGES - Padrão CAD independente de fabricante
• 3DS - Formato binário utilizado no Autodesk 3ds Max
• VRML - Distribuição de modelos de realidade virtual na internet
• X3D - Formato comprimido para dados gráficos, pode ser embutido em PDF
• BLEND - Padrão Blender
A descrição das cenas 3ds são naturalmente muito mais complexas que as 2ds, a escolha de qual método usar depende muito da aplicação que se faz. Disso resulta a existência de vários métodos de representação, quanto mais complexa a cena. maior a necessidade de combinar mais tipos de representação diferentes. Cenas 3ds podem usar os mesmos conceitos de símbolos e hierarquias das figuras bidimensionais, o que implica a utilização de transformações lineares 3ds(translação, rotação mudança de escala e cisalhamento.).
Exemplos de editores tridimensionais:
• 3DStudio Max; jogos e visualizações arquitetônicas.
• Softimage 3D; cinema e televisão e jogos.
• Maya. cinema e televisão
Outros também são muito conhecidos para elaboração de maquetes eletrônicas e visualização científica, como o AutoCAD.
Métodos de representação tridimensional
Superfícies Poligonais;
Os modelos tridimensionais mais utilizados são tratados em malhas poligonais(coleções de polígonos adjacentes) e são compostas por vértices, arestas e faces; poliedros(superfícies poligonais fechadas) e normais(direções perpendiculares às faces).
Modelos Geométricos
Contêm informação da geometria de uma cena: objetos, facetas, arestas, vértices, podem ser construídos com editores 3D internos ou externos a um sistema de animação 3D e também possuem informação adicional sobre a natureza das superfícies (cor, material, texturas etc.)
Superfícies Curvas
A conversão para polígonos é feita no instante de elaboração o que permite adaptar a resolução poligonal à resolução da tela. Preservam a geometria exata dos objetos(importante para gerar dados para a fabricação.). Podem também ser mais eficientes em figuras que teriam que ser representadas por modelos poligonais muito grandes.
Superfícies Cônicas
• Esferas, elipses, cilindros, cones, etc
Superfícies Cúbicas
• Superfícies de Bézier, “splines” etc.
Geometria sólida construtiva:
• operações booleanas sobre sólidos básicos;
• uso conceitualmente fácil;
• nem sempre produz resultados esperados:
o dissonância com modelos baseados em superfícies.
Representações de varredura:
• geradas por deslocamento de uma forma 2D ao longo de uma trajetória;
• deslocamento paralelo: extrusão;
• revolução em torno de um eixo: superfícies de revolução.
Representações procedimentais:
• descrevem objetos de geometria muito complexa;
• os objetos são descritos por algoritmos;
• adequados para imitar muitos fenômenos naturais;
• o grau de detalhe pode ser controlado para evitar tempos excessivos de elaboração.
Tipos de modelos procedimentais:
• fractais: relevo, hidrografia, formas abstratas;
• graftais: plantas;
• sistemas de partículas: fogo, névoa, vapores;
• modelos físicos: baseadas nas propriedades físicas de objetos reais.
Câmeras virtuais:
• determinam como a cena 3D será projetada em imagens 2D;
• uso baseado na imitação de câmeras verdadeiras;
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