Atps Parte 1 E 2 Analise Estruturada
Trabalho Escolar: Atps Parte 1 E 2 Analise Estruturada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lxlx • 23/11/2013 • 1.430 Palavras (6 Páginas) • 505 Visualizações
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma solução através de um estudo onde será apresentado através da construção de documentos e diagramas que apresentem os resultados da execução das etapas de Análise e Projeto do Sistema, utilizando os métodos, processos e ferramenta definidos na metodologia da Análise Estruturada de Sistemas.
Desafio
“O funcionamento do Setor de Compras de uma empresa se baseia na necessidade de materiais vindas do Setor de Estoque, o qual informa estas necessidades por meio de uma solicitação de compra. Ela é emitida toda vez que um material é requisitado e não há quantidade suficiente para se atender esta requisição. Logo a seguir, o Setor de Compras verifica quais são estes materiais e os agrupa com outras solicitações já recebidas, verificando também o histórico das últimas compras do mesmo material, realizando um planejamento em função do consumo. Com base nestas análises é emitido um pedido de cotação que reúne uma série de solicitações de compra que agregam informações para selecionar os possíveis fornecedores deste material. O pedido de cotação é enviado para cada um dos fornecedores selecionados, os quais informam preços, condições de pagamento e prazos de entrega. O Setor de Compras avalia as respostas recebidas, agrupa os materiais de acordo com as melhores opções e gera um ou mais pedidos de compra, que são enviados somente para os fornecedores que ofereceram as melhores opções. Uma cópia de cada um destes pedidos é enviada para o Setor de Recebimento de Materiais, de modo que este possa conferir a remessa, oriunda do fornecedor contratado, do que foi solicitado. O Setor de Recebimento envia para o Setor de Compras um informe de chegada de materiais quando estes são recebidos do fornecedor. A partir disto o Setor de Compras atualiza o pedido de compras e o histórico do fornecedor para, finalmente, informar ao Setor de Estoque que a solicitação foi atendida”.
Etapa 1
1.1 - RAZÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA
A compra é uma atividade fundamental em qualquer empresa. É preciso saber o que comprar, quanto e quando comprar, sem se esquecer, claro, de buscar as melhores condições de negociação para a empresa. Planejar esta atividade é fundamental, porque de um bom planejamento virão, por exemplo, uma menor necessidade de capital de giro e uma margem de lucro maior. O planejamento terá que levar em conta o tempo de giro das mercadorias, e o estoque ideal para que não ocorra falta de matérias-primas ou mercadorias de venda, o que obrigaria a compras emergências, quase sempre desvantajosas para o comprador.
Estoque em excesso significa capital de giro imobilizado e, portanto, custo maior para o empresário. Mas a falta de estoques de matérias-primas, insumos ou de mercadorias para venda quebra a confiança dos clientes. Analisando com maior profundidade as atividades de compras da empresa conclui-se que as atividades do sistema de compras são muito importantes na empresa. Na verdade, elas interferem diretamente na produção, nas vendas e, conseqüentemente, nas demais áreas funcionais do negócio. Qualidade, quantidade, preço e prazo dos produtos fabricados em uma indústria dependem muito das condições em que foram adquiridas as matérias-primas e insumos. No comércio, as compras de mercadorias realizadas em melhores condições proporcionam vendas mais rápidas e, possivelmente, com melhor margem de lucro.
Assim, a importância dessas atividades para empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviços leva-nos a refletir, avaliar e analisar como se está comprando em uma empresa. Ou seja, a Área de Compras tem como meta reduzir os preços dos componentes comprados, de forma que tal redução nos aponte a eficiência em processos de aquisição. O Comprador é o responsável pela análise das cotações recebidas dos fornecedores equalizando-as para a tomada de decisão da melhor cotação levando-se em conta os parâmetros de qualidade, preço, tecnologia e serviço. A evolução do setor automotivo e a globalização estão relacionadas ao desenvolvimento da atividade de compras nas empresas, sendo praticamente impossível compreender a configuração atual da área de compras sem associá-la a estes conceitos. Por outro lado, a forma de atuação e o papel proativo da área de compras têm contribuído para o aprimoramento das empresas da cadeia consumidora, em termos de gestão e de organização do trabalho, bem como para o desenvolvimento de sua capacitação tecnológica. A área de compras funciona como uma porta voz das necessidades das empresas em relação às novas tecnologias e inovações introduzidas nos materiais adquiridos, conforme afirma um gerente de compras. Hoje é comum encontrar fornecedores interessados em fornecer para as empresas multinacionais globalizadas, pois são forçados a se atualizar para acompanhar as exigências destas em termos de tecnologia de ponta e qualidade assegurada.
No desenvolvimento de Sistemas deve ter várias etapas passo a passo à serem seguidos mesmo que às vezes pareça perda de tempo. Deve se fazer sempre testes preliminares na fase de construção de um sistema. No texto descrito é comentado um processo de compras para suprir as necessidades de um estoque, existe viabilidade para a construção desse sistema?
A primeira razão para a construção desse processo seria: a necessidade de um controle automatizado desse processo de compras. Segunda razão seria: quando o estoque estivesse ficando em baixa em alguns produtos o setor de compras ficaria sabendo por meio do sistema instalado. Terceira razão seria: criação de um software com os fornecedores mais utilizados e os adicionais, colocaria os produtos solicitados no software e o sistema faria um balanço com o fornecedor mais apropriado para a compra naquela ocasião. Deve se
...