Atps Processos Adm
Trabalho Escolar: Atps Processos Adm. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 130985 • 13/11/2013 • 2.275 Palavras (10 Páginas) • 401 Visualizações
2 - COMPETENCIAS ORGANIZACIONAIS E CRIAÇÃO DE VALOR
Para que uma empresa possa trabalhar de forma alinhada, será necessário que a mesma defina suas competências organizacionais, através de indicadores como missão, visão, valores, estratégias, etc.
Não é preciso somente destacar as competências essenciais, mas será necessário também explicá-las e divulgá-las para toda a organização gerando impacto e conscientização de todos para que as competências escolhidas sejam potencializadas no perfil de seus colaboradores.
Após isso, será necessário que se faça o mapeamento e mensuração do perfil de competências, que servirá como base para a construção da entrevista comportamental em foco em competências.
A gestão por competências, dará reflexo no desenvolvimento individual, pois provocará em cada colaborador a avaliação das suas forças e das possibilidades de melhoria.
A gestão por competência transforma conhecimentos em ação, onde o resultado é visível para toda a organização e para o mercado.
3 - O MODERNO CONCEITO DE EMPRESA
Uma empresa nada mais é do que uma atividade econômica, dirigida por um empresário, visando produzir bens ou serviços.
Quando falamos em empresas privadas associamos o pensamento ao lucro, afinal, a grande razão de uma empresa existir é gerar lucros, crescer e se tornar cada vez mais atuante e decisiva no seu mercado, entretanto, esse conceito tem mudado nos últimos tempos com o novo conceito de uma empresa.
Anteriormente, tínhamos uma empresa para termos lucros, hoje a empresa tem a sua volta uma gama de fatores que influenciam e são influenciados por sua sobrevivência, que já não devem mais ser descartados.
Neste contexto surgiu o empreendedor, que é o Administrador ousado, apaixonado pelo seu trabalho, profundo conhecedor dos melindres deste, que se adapta, se inova e se renova constantemente, levando à empresa a modernidade, a compreensão da globalização, e que aceita os desafios diários empresariais, visando à longa vida do negocio.
No conceito das Ciências Contábeis, as empresas são criadas para nunca ter fim, ou seja, nunca fecharem suas portas, entretanto a mortalidade das empresas se apresenta numa taxa alarmante, principalmente no Brasil, onde segundo pesquisas, 90% das pessoas não trabalham com aquilo que elas amam.
Estamos vivenciando a era do empreendedorismo, onde os empreendedores são as pessoas capazes de mudar os rumos da economia, que não temem a mudança em si, alias, são eles que as procuram, pois querem deixar um legado, querem ser um diferencial, capazes de aproveitar as oportunidades, assumir riscos calculados, persuasivo é capaz de transformar ambientes econômicos e sociais, entende que o fracasso pode acontecer, mas que ele não devera se resumir a este fracasso, e sim continuar buscando oportunidades, enfim, um visionário de pés no chão, perspicaz.
A pesquisa de mercado é um aliado do empreendedor, com ela. Seja por métodos quantitativos (em quantidade/ perguntas simples sem profundidade) qualitativos (a qualidade / perguntas profundas que tomam tempo) ou mistas (junção da qualitativa com quantitativa).
Conhecer o mercado, seus clientes, seus concorrentes, o preço, a qualidade, são fundamentais para o sucesso da empresa, diante do quadro formado o empreendedor o capaz de tomar decisões, de investir ou não. A Analise Swot (ou FOFA) é uma ferramenta bastante eficaz, pois demonstra as oportunidades que a empresa tem, as suas fraquezas, suas forças e suas ameaças que devem ser evitadas.
A inovação dos produtos, dos métodos de trabalho, das tecnologias levam ao novo conceito das empresas, onde já não estamos presos a uma forma de se fazer, existem muitas maneiras de se trabalhar, se produzir, e de se vender esse produto ou serviço e os empreendedores irão testá-las, aperfeiçoá-las e é isso que dá vantagem a uma empresa em relação a outra, a inovação, o diferencial que o consumidor está procurando. A sustentabilidade da empresa neste caso depende do sucesso destas mudanças.
Alem disso, são essas mudanças que inserem novos produtos e tecnologias no mercado, aumentam a renda e emprego, garantindo também sua função social que era algo que não era pensado anteriormente e tornam o acesso ao mundo globalizado uma realidade constante.
Normalmente as empresas revolucionarias possuem um setor dedicado apenas a pesquisas voltadas para inovação, ainda mais num mercado de commodities, o valor que estas pesquisas inovadoras conferem a marca são substanciais.
Alem do fator econômico e social as empresas estão ligadas no fator natureza, na sustentabilidade, do quanto explora-se da natureza e o que devolver em troca. Ultimamente os consumidores tem optado por consumir produtos de fontes renováveis e com responsabilidade ambiental, o que leva o empreendedor a considerar e redução da poluição e criação de métodos mais eficazes na produção com menos agressão a natureza como indispensáveis, pois alem dos consumidores, temos também o governo que exige esse comprometimento da empresa, que, ademais, é um marketing vital para a empresa.
4 - A CASCATA DE COMPETÊNCIAS
Competências Essenciais
(Core Competence)
↓
Competências Funcionais
(Competências de cada área)
↓
Competências Gerenciais
(Competência de cada executivo)
↓
Competências Individuais
(Competências de Cada Pessoa)
4.1 – COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS
Competência essencial é a que oferece uma vantagem competitiva para a empresa diante de seus concorrentes, As competências essenciais fazem a empresa se diferenciar e se destacar das outras:
Oferece um diferencial Competitivo sobre os concorrentes.
Tem reconhecida a sua excelência, tanto internamente como externamente.
Agregam valor aos clientes.
A participação no mercado torna-se estável.
Envolvem e engajam os Colaboradores no seu desenvolvimento.
Os processos internos são integrados, eficazes e confiáveis.
...