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Por:   •  25/10/2014  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  318 Visualizações

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VI Semana de Ciência e Tecnologia - IFPB

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA| UFCG

Thales Aguiar

Ricardo Junior

Danilo Cardins

INTERFACE

Uma vez aberto o AutoCAD apresenta a interface padrão de trabalho, existem algumas áreas/zonas que devemos destacar.

Figura 1: Interface do software

Pode-se destacar:

Faixa de Opções: Localizado em toda extremidade superior, este recurso promove fácil acesso as múltiplas ferramentas do AutoCAD, através de uma coleção de Tabs.

Área Gráfica:Representado por toda área central (de cor preta e pautada por linhas brancas). É o local onde visualizaremos e utilizaremos todos os comandos de desenho, modificação e visualização. Esta área possui dimensões infinitas.

Cursor: O cursor em forma de duas linhas perpendiculares indica o ponto de inserção das entidades desenhadas.

Ícone UCS:Apresentado no canto inferior esquerdo da Área Gráfica o UCS (Universal Coodinate System - Sistema Universal de Coordenadas) é utilizado para mostrar as coordenadas de trabalho.

Linha de Comando: É a área onde é mostrado o comando que está sendo utilizado.

Lembre-se: é muito importante acostumar a olhar sempre para esta região, pois ela mostra o comando que está sendo executado e os parâmetros necessários para concluí-los.

Barra de Status: Possui uma grande variedade de ferramentas de controle e precisão.

TECLAS DE FUNÇÃO

Um dos conhecimentos básicos e fundamentais necessários para um manuseio adequado do Software são as Teclas de Função. Sendo elas representadas pelas teclas de atalho do F1 ao F9.

F1 – AJUDA: Exibe a tela de ajuda da Autodesk. Muito útil, ensina de forma clara e versátil;

F2 – Lista de Comandos: Exibe uma lista dos últimos comandos utilizados. Útil para identificar quais os comandos mais recentes utilizados no projeto;

F3 – Atv/Des Osnap: Ativa e Desativa as ferramentas de precisão Osnap;

F4 – Atv/Des Osnap3D;

F5 – Permuta entre a proj. isométrica de topo, direita e esquerda: Função útil para trabalhos em formas Isométricas;

F6 – Mostra as coordenadas: Mostrador de Coordenadas;

F7 – Atv/Des a grades: Permite a visualização ou a ocultação das grades de fundo;

F8 – Modo ORTO: Você pode restringir o movimento do cursor nos sentidos horizontal e vertical para conveniência e precisão quando criar e modificar objetos;

F9 – Modo SNAP: Permite um deslocamento ajustável do cursor, dependendo ou não da marcação do Grid ligado ou desligado.

Comandos Iniciais

Destacamos como comandos iniciais para o nosso curso, os seguintes:

• GRIDDSPLAY = 0;

• DEFLIMITES = 000,000 ; xxx, xxx;

• CURSORSIZE = 100;

• ZOOM = TO, ou 0.9;

SISTEMAS DE COORDENADAS

Agora começaremos a desenhar com um pouco mais de precisão. Utilizaremos coordenadas como pontos de referência para construir nossas entidades. Lembrando um pouco a nossa matemática trigonométrica do segundo grau, vamos ver quais são os tipos de coordenadas existentes e como utilizá-las no AutoCAD:

• Coordenada Absoluta – Seu formato é X,Y. Refere-se ao ponto 0 (zero) da área de trabalho, aquele ajustado com o comando DEFLIMITES. O formato X,Y indica a distância primeiro no eixo X e depois no eixo Y; tudo em relação ao ponto 0,0. Este tipo de coordenada é usado em casos específicos.

• Coordenada Relativa Cartesiana – Seu formato é @X,Y ou W. No formato @X,Y é dada uma distância em relação ao último ponto de um comando clicado na área de trabalho, ou seja, é a distância em relação a um outro ponto já existente. O formato W é dado à uma distância em relação ao ponto inicial. O ângulo de W e definido pela posição do cursor de tela na área gráfica. Normalmente utiliza-se este método com os auxiliares Orto e/ou Polar para construção de entidades ortogonais.

• Coordenada Relativa Polar – Seu formato é @W<Φ. A coordenada polar pede-nos uma distância relativa W e um ângulo direcional Φ.

CRIAÇÃO DE OBJETOS, PRINCIPAIS COMANDOS

- Linha: Constrói linhas, propriamente ditas, clicando na área de trabalho ou dando uma

dimensão via teclado (veremos este método posteriormente). Este comando pede um ponto inicial e um ponto final da linha, Pode-se fechar um “polígono de linhas” digitando C (Close) na Linha de Comando. Pode-se também voltar (apagar) a última linha sem sair do comando através do comando UNDO utilizado dentro do comando LINE. Basta digitar U.

- Polilinha: Constrói várias linhas em série formando uma só entidade. Este estilo de linha pode fazer arcos, splines (linhas com cantos arredondados), criar espessuras, etc. O comando POLYLINE também pode ser “explodido” e transformado em várias entidades.

- Retângulo: Este comando cria retângulos ou quadrados como entidades únicas.

- Polígonos: Este comando cria polígonos regulares (faces iguais) de 3 a 1024 lados. Seus métodos de criação são polígonos inscritos (arestas tangentes) ou polígonos circunscritos (face tangente).

- Circulo: Podemos criar círculos através de várias maneiras ao clicar na área gráfica e/ou utilizando coordenadas.

- Elipse: Constrói elipses fechadas ou abertas (em forma de arco).

COMANDOS

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