Barramentos
Projeto de pesquisa: Barramentos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gleiber • 10/8/2014 • Projeto de pesquisa • 2.447 Palavras (10 Páginas) • 414 Visualizações
1 Introdução
Barramento, também conhecido como Bus, é o conjunto de sinais digitais que conduzem a
informação entre o processador (CPU) e as diversas placas, memórias e periféricos, ou seja,
um barramento é apenas um “caminho” através do qual dados viajam num computador. Esse
caminho é usado para comunicação entre dois ou mais elementos do computador
O barramento caracteriza-se pela velocidade de transferência de dados (em MHz) e
pela capacidade de transferência (em bits), que juntos irão produzir a taxa de transferência.
Desde o aparecimento do primeiro PC, em 1981, e até ao tempo presente, vários tipos
de barramentos foram desenvolvidos para permitir uma melhor comunicação entre o
processador e os vários periférico de I/O.
Barramentos existentes:
ISA
EISA
MCA
VLB
PCI
AGP
PCI EXPRESS
PCI X
Apesar da maioria da atenção hoje em dia ser dada aos barramentos PCI e AGP,
estes evoluíram de barramentos mais antigos e que ainda se podem encontrar em
funcionamento em PCs antigos. O mais antigo, ISA, ainda é possível encontrar em PCs
modernos.
O Industry Standard Architecture, ou ISA, é um barramento desenvolvida no início
dos anos 80 pela IBM nos laboratórios em Boca Raton, Florida. O ISA surgiu no computador
IBM PC (1981), na versão de 8 bits e posteriormente, chegou ao IBM PC-AT (1984),
passando a usar 16 bits de dados por vez. Muitos dos dispositivos modernos ainda usam o
barramento ISA, ex. Modems.
Como o barramento ISA estava limitada a 16 bits, o que permitia uma taxa de
transferência de máximo 8 MB por segundo a IBM decidiu, em meados dos anos 80, Barramentos – Tecnologia e História
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substituir o barramento ISA por algo “maior e melhor”. O barramento MCA (Micro Channel
Architecture) é uma versão de 32-bits e oferece um significativo melhoramento em relação ao
ISA (32-bits e Plug and Play), mas tinha a desvantagem de ter um pobre controlo dos
circuitos DMA.
EISA significa Extended Industry Standard Architecture. Ao contrário do ISA, aqui o
nome não é indicativo da realidade, porque o barramento EISA nunca foi usado
extensamente e não pode por nenhum razão ser considerado um padrão da indústria. EISA
começou como resposta da Compaq à MCA da IBM, e seguiu um caminho similar de
desenvolvimento – com resultados muito similares. (Compatibilidade com ISA, 32-bits, Plug
and Play).
O primeiro barramento local a ganhar popularidade foi o VESA Local Bus (Vídeo
Electronics Standards Association) apresentado em 1992. A empresa fundadora do VESA
tinha como objetivo resolver os problemas de vídeo nos computadores pessoais.
Certamente, a razão principal para o desenvolvimento do VLB foi melhorar o desempenho
vídeo nos PCs. O VLB é um barramento a 32-bits que tem como slot o ISA 16 bits que tem o
terceiro e o quarto conector adicionados na extremidade. Já que funciona como uma
expansão do barramento ISA, as placas ISA podem ser usadas no slot VESA. O VESA foi
muito popular até ao aparecimento do Pentium e o barramento PCI.
Em 1990 a Intel decide começar o desenvolvimento do barramento PCI (Peripheral
Component Interconnect). Em 1992 surge o PCI 1.0 e em 1993 o PCI 2.0 Este protocolo foi
imediatamente usado em servidores de topo substituindo o MCA e EISA com o BUS de
eleição para servidores. Este protocolo só a partir de 1994 é que começou a ter grande
impacto no mercado de computadores pessoais, substituindo o protocolo VESA.
O barramento PCI fornece um desempenho superior ao VESA; aliás, o PCI é o
barramento com o melhor desempenho usado em PCs.
Com a necessidade de aumentar a largura de banda entre o processador principal e
o subsistema de vídeo conduz originalmente ao desenvolvimento do barramento local de I/O
nos PCS, começando com o VESA e conduzindo eventualmente popular do PCI. Esta
tendência continua com a necessidade de aumentar a largura de banda de vídeo que
começava a chegar ao limite no PCI. Tal como aconteceu no ISA, o tráfego no PCI estava a
chegar ao seu limite e a tornar-se pesado em PCs com vídeo, disco duro e outros periféricos
que competem toda para a mesma largura de banda de I/O. Para combater a saturação do
PCI, um novo protocolo foi posto em prática pela, projetado especificamente para o
subsistema vídeo. Accelerated Graphics Port ou AGP. AGP foi desenvolvido para responder
às exigências de mercado que queriam um maior e melhor desempenho das placas de
vídeo.
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