Betofeijo
Por: BetoFeijo • 4/4/2015 • Trabalho acadêmico • 965 Palavras (4 Páginas) • 232 Visualizações
1) INTRODUÇÃO:
Nesta nova aula de laboratório, podemos ver algumas propriedades da matéria, químicas e físicas. As propriedades físicas são aquelas que podem ser observadas e medidas sem modificação de sua composição sendo classificadas em propriedades intensivas e propriedades extensivas.
Uma importante propriedade intensiva é a densidade (ou massa específica) de um material. Cada substância pura tem uma densidade própria assim identificando e diferenciando das outras substâncias. Ela pode ser usada, por exemplo, para distinguir um material puro e um impuro, pois a densidade de um material que não é puro (mistura) é uma função da sua composição. Ela também pode ser utilizada na identificação e no controle de qualidade de um determinado produto industrial, bem como ser relacionada à concentração de soluções. A densidade (ρ) de uma substância é definida como a razão entre sua massa e o volume que ocupa esta massa (Equação 1). No SI, a unidade para a densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m³), porém é comum utilizar os submúltiplos g/cm³ ou g/ml. A densidade depende do tipo de substância, mas também é influenciada pela temperatura e pela pressão. No caso de líquidos, uma alteração na temperatura pode afetar consideravelmente o valor da densidade, enquanto que a alteração de pressão tem que ser relativamente alta para que o valor da densidade seja afetado.
2) OBJETIVOS
Temos como objetivo nesta aula estudar e determinar a densidade em relação a temperatura de certos elementos. Sendo eles o álcool etílico e a água destilada, estado elas em temperatura ambiente. Para isto utilizaremos a técnica da picnômetria.
3) METODOLOGIA
a) Materiais utilizado:
- 1 pisseta com água destilada;
- Álcool etílico;
- 1 picnômetro de 100 ml com termômetro de 50C;
- 3 béqueres de 150 ml;
- Balança analítica;
- Papel absorvente.
b) Procedimentos:
Ao chegarmos ao laboratório encontramos a bancada devidamente montada, sendo que nela constava os devidos materiais já relacionado neste relatório, foi nos passadas as devidas informação dos devidos materiais ali relacionados. Juntamente ao roteiro de laboratório, havia uma tabela que constava densidade da água em diferentes temperaturas. Assim realizado as devidas ações:
Foi realizada pesagem do picnômetro vazio e seco e anotação de sua massa, sendo utilizado um pedaço de papel para manusear do picnômetro.
Preenchido o picnômetro com água destilada cuidadosamente para evitar que aja formação de bolhas que ficam junto à parede do recipiente, após tampar o picnômetro de maneira que o excesso de água escorra pelo capilar. Verificando novamente se havia bolhas de ar aprisionadas na parede interna do picnômetro, realizamos a secagem da parte externa do picnômetro com um papel absorvente, com termômetro acoplado a tampa do picnômetro, foi realizado a medição de temperatura da água. Novamente pesado o picnômetro com água e anotado sua massa.
Repetida a pesagem mais duas vezes sendo retirando o picnômetro da balança entre cada pesagem, assim tendo a diferença entre a massa do picnômetro cheio e a massa dele vazio permitindo determinar a massa de água contida no recipiente. Conhecendo a massa e a densidade da água na temperatura medida, foi determinado o volume
exato do picnômetro. Após este experimento foi adotada a mesma técnica para definir a densidade do álcool etílico comercial. Assim podemos definir os seguintes valores:
Tabela com valores referente a calibração do picnômetro, com água destilada.
Massa do picnômetro vazio (g) 45,634
Massa do picnômetro com água (g) 145,997
Massa de água contida no picnômetro (g) 100,363
Temperatura da água (°C) 30Cº
Densidade da água (g/cm³) 1,004
Volume calibrado do picnômetro (cm³) 99,955
Tabela com valores referente densidade do álcool etílico comercial.
Massa
...