Bioengenharia
Por: fran-mendes • 26/5/2016 • Resenha • 286 Palavras (2 Páginas) • 218 Visualizações
Aula Prática 1 – Proteínas
Bioengenharia 1
Os procedimentos a seguir devem ser realizados para as 2 soluções protéicas disponíveis. O relatório deve conter os procedimentos e os resultados obtidos, assim como as questões auxiliares. Prazo de entrega do relatório: 23/03/16.
1) Reação com ácidos fortes
Colocar em um tubo de ensaio cerca de 2 mL de ácido nítrico diluído. Juntar cuidadosamente, pelas paredes, com um contagotas, a mesma quantidade de solução protéica, sem misturar. No limite de separação das duas camadas, aparece um anel branco, é a chamada reação de Heller. Explique e justifique o que aconteceu.
2-) Efeito da temperatura
Colocar em dois tubos de ensaio cerca de 2 mL de solução proteica. Submeter o primeiro à banho de água fervente (~100˚C) por 3 minutos. Submeter o segundo à banho de gelo (cerca de 4˚C) por 3 minutos.
Observe a alteração promovida pelas variações de temperatura e o aspecto da proteína após retornar à temperatura ambiente.
3-) Reação com etanol
Colocar em um tubo de ensaio, 2 mL de solução de proteína. Adicionar a mesma quantidade etanol. Explique e justifique o que aconteceu.
4-) Determinação do ponto isoelétrico
Colocar em um tubo de ensaio, 2 mL de solução proteica. Verificar o pH com fita de tornassol. Variar o pH, adicionando aos poucos as soluções de ácido acético 0,1M ou hidróxido de sódio 0,1M até precipitação. Determinar o pH quando precipitar.
Questões auxiliares:
- Conceituar estruturas primária, secundária, terciária, quaternária e dizer que tipo de ligação ou interação química as estabilizam.
- Conceituar ponto isoelétrico (pI) de uma proteína.
- Baseado nos exercícios práticos que você realizou, conceitue desnaturação protéica e identifique quais os fatores que podem induzí-la.
- Porque quando uma proteina é desnaturada normalmente ela se torna insolúvel?
- Definir a desnaturação de uma proteína. A desnaturação é reversível?
...