Biogás - Sistemas Elétricos de Potência
Por: Samarone Junior • 13/8/2017 • Trabalho acadêmico • 879 Palavras (4 Páginas) • 272 Visualizações
INTRODUÇÃO
Sendo mencionado pela primeira vez em estudos que datam do século XVII, documentos através dos quais era citado como uma misteriosa substância inflamável presente em regiões pantanosas e de forte odor. O Biogás só viria a ser reconhecido como uma fonte de energia ao final do século XVIII e início do XIX a partir de uma apresentação feita por Louis Pasteur, na qual esse realizou uma demonstração de geração de biogás a partir de uma mistura de estrume e água.
Em termos gerais o Biogás constitui um conglomerado de gases originados da degradação de matéria orgânica por bactérias através de um processo conhecido como fermentação que se da na ausência de oxigênio e sob condições ambientais específicas de umidade, temperatura e acidez .Constituem-se como matéria prima para a produção de tal gás o esterco, bagaços de vegetais, lixo, restos de animais e etc. No tocante a sua composição, o mesmo possui alta concentração de metano e de dióxido de carbono o que faz com que acabe por se tornar um dos principais poluentes do meio ambiente quando liberado na atmosfera, contribuindo significativamente para o aumento do efeito estufa.
A poluição ambiental, a crescente demanda de energia e elevação do preço dos combustíveis fósseis, tem se mostrado cada vez mais grandes desafios para as sociedades contemporâneas impulsionando assim várias pesquisas que visam o descobrimento e posterior utilização de novas fontes de energia renováveis, neste contexto o biogás apresenta-se como uma fonte alternativa, que apesar de seu potencial danoso se liberado na atmosfera em sua forma original, também apresenta expressivo potencial energético podendo ser utilizado em usinas geradoras e tendo como subproduto gases menos danosos ao meio ambiente.
Alguns exemplos de países que utilizam do biogás sao Índia e China que atualmente contam com uma expressiva quantidade de biodigestores instalados em sua grande maioria em cidades de pequeno porte e áreas rurais. Em nosso país, dispositivos de produção do biogás, sao instalados em sua grande maioria em regiões rurais. Diante das questões ambientais e energéticas supracitadas, este trabalho tem por finalidade a verificação das vantagens e desvantagens da aplicação do Biogás na produção de energia elétrica nacional, valendo para tal da análise dos processos de produção e de aplicação na geração de energia do mesmo, considerando nessas análises os aspectos sociais, ambientais e econômicos envolvidos.
FERMENTAÇÃO
Em suma trata-se de uma processo anaeróbio de síntese de ATP sem a participação da cadeia respiratória, etapa notória do processo de Respiração celular, na fermentação o aceptor final de hidrogênios é um composto de natureza orgânico e por este motivo constitui um metabolismo diametralmente oposto a Respiração Celular citada anteriormente.
Nesse contexto a fermentação, constitui-se como um mecanismo de grande relevância na obtenção de energia em ambientes não oxigenados, uma vez que nestes casos o processo de fosforilação oxidativa para manter a produção de ATP não e possível. Em relação as bactérias, vale destacar que algumas dessas podem realizar tanto fermentação quanto respiração celular, e sao conhecidas como organismos anaeróbios facultativos, uma vez que realizam a fermentação na ausência de oxigênio e a respiração aeróbia na presença deste gás, daí a importância de vedar os biodigestores e evitar seu contato com oxigênio afim de maximizar seu processo de degradação orgânica, que se dá em geral atraves destas bactérias.
...