TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia

Trabalho Universitário: Biologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel-Anhanguera

WWW.anhnanguera.com.br

Nome: Paulo Cézar Pacheco Batilieri. -6267232245

Professora: Leslie C. Jeronimo.

ATPS ANATOMIA.

Cascavel-PR, Março

2014

1. Quais são os circuitos respiratórios(relacionar rota de um dado volume de ar, desde que ele é inalado pelo nariz até entrar nos pulmões, ofertando os nomes das diferentes estruturas por ele transitados)?

R: O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos.

Fossas Nasais: São duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe, elas são separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal. Em seu interior há dobras chamada cornetos nasais, que forçam o ar a turbilhonar, no teto das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato. Têm as funções de filtrar, umedecer e aquecer o ar.

Faringe: É um canal comum aos sistemas digestório e respiratório e comunica-se com a boca e com as fossas nasais, onde o ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe.

Laringe: É um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoço, em continuação à faringe. A entrada da laringe chama-se glote. Acima dela existe uma espécie de lingueta de cartilagem denominada epiglote, que funciona como válvula, quando nos alimentamos, a laringe sobe e sua entrada é fechada pela epiglote, isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratórias.

Traqueia: É um tubo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro por 10-12 centímetros de comprimento, cujas paredes são reforçadas por anéis cartilaginosos, bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios, que penetram nos pulmões onde seu epitélio de revestimento muco-ciliar adere partículas de poeira e bactérias presentes em suspensão no ar inalado, que são posteriormente varridas para fora graças ao movimento dos cílios e engolidas ou expelidas.

Pulmões: Os pulmões humanos são órgãos esponjosos, com aproximadamente 25 cm de comprimento, sendo envolvida por uma membrana serosa denominada pleura, nos pulmões os brônquios ramificam-se profusamente dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos, o conjunto altamente ramificado de bronquíolos é a árvore brônquica ou árvore respiratória cada bronquíolo termina em pequenas bolsas formadas por células epitelial achatado tecido epitelial pavimentosas recobertas por capilares sanguíneos, denominadas alvéolos pulmonares.

Diafragma: A base de cada pulmão apoia-se no diafragma, um fino músculo que separa o tórax do abdômen promovendo, juntamente com os músculos intercostais, os movimentos respiratórios, localizado logo acima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com