Blabla
Trabalho Universitário: Blabla. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EduhRanzzani • 24/3/2015 • 2.849 Palavras (12 Páginas) • 309 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Ciência da Computação
2ª Série
Programação Estruturada I
A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos:
Favorecer a autoaprendizagem do aluno.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.
Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício profissional.
Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a realidade.
Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem
Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.
Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.
AUTORIA:
Ivair Teixeira
Faculadede Anhanguera de Valinhos
Rodrigo Amaral Rocha
Faculdade Anhanguera de Valinhos
Ciência da Computação - 2ª Série - Programação Estruturada I
Ivair Teixeira, Rodrigo Amaral Rocha
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.
Conhecer os aspectos teóricos, científicos e tecnológicos relacionados à computação.
Operar equipamentos computacionais e sistemas de software.
Analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passíveis de solução via computação.
Desenvolver pesquisa científica e tecnológica.
Produção Acadêmica
Relatório 1 – Planejamento Inicial. Contendo um esboço do programa em português estruturado, com uma descrição das ações e variáveis necessárias ao aplicativo básico.
Relatório 2 – Comando system(). Listagem com as opções da função system( ) que podem ser utilizadas no aplicativo de forma criar uma interface mais agradável.
Relatório 3 – Aplicativo básico. Contendo o código fonte e telas do aplicativo básico, que utiliza os comandos de atribuição, leitura, escrita e a estrutura de seleção, para realizar as funcionalidades propostas nas etapas 1 e 2.
Relatório 4 – Algoritmos Avançados. Contendo a descrição das técnicas utilizadas para realizar as opções: Fatorial, Eponenciação e Raiz quadrada.
Relatório 5 Aplicativo Final. Contendo o código fonte e telas do aplicativo avançado, que utiliza as estruturas de iteração e as estruturas de dados compostas para complementar o aplicativo com as funcionalidades propostas nas etapas 3 e 4.
Participação
Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de 4 a 5 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.
DESAFIO
A matemática e a informática são áreas que estão fortemente relacionadas e apresenta constante evolução, muitas vezes, decorrente da influência que existe entre elas. De um lado, o avanço da computação foi alavancado pela crescente necessidade de programas voltados a resolução de problemas matemáticos. De outro, a alta capacidade de cálculo dos computadores permite explorar aplicações da matemática que seriam inviáveis se realizadas por operações puramente manuais.
O desafio proposto consiste na elaboração de um aplicativo, em linguagem de programação C, que apresenta uma calculadora que ofereça operações básicas nas etapas 1 e 2 e mais avançadas nas etapas 3 e 4 da ATPS. A elaboração do aplicativo pode ser segmentada para ser planejada, codificada e testada por etapas, de forma incremental e evolutiva. A tela inicial do aplicativo deve exibir ao usuário um menu com as operações e receber do usuário a opção desejada. Na sequência são solicitados os parâmetros para aquela operação, por exemplo, se o usuário escolheu a opção de soma, deverá haver a entrada dos dois números, para concluir o cálculo e apresentar o resultado obtido. Após isso o programa fica em pausa com a apresentação da mensagem: “Pressione qualquer tecla para continuar”. No final de cada operação o aplicativo deve limpar a tela e retornar ao menu principal.
Ciência da Computação - 2ª Série - Programação Estruturada I
Ivair Teixeira, Rodrigo Amaral Rocha
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Objetivo do Desafio
Implementar uma calculadora via programação em Linguagem C . Deverá ser explorado o uso dos comandos e estruturas abordados na disciplina de programação estruturada na elaboração de um projeto prático que integre esses comandos de forma simples, porém funcional. Como resultado espera-se um conjunto de relatórios com o código fonte que apresente uma interface simples ao usuário com as funções de uma calculadora.
Livro Texto da Disciplina
A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser utilizado para solução do desafio:
MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C: módulos 1 e 2. PLT- 706. 1ª ed. São Paulo: Pearson - Prentice Hall, 2009.
ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)
Aula-tema: Introdução a Linguagem de programação C. Estrutura de um programa. Abordagem de compilação, linkedição e execução de um programa. Conceito e aplicações de variáveis. Exemplos e exercícios.
Esta atividade é importante para que você entenda o processo de declaração
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