Bom Governo
Trabalho Escolar: Bom Governo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kokok89 • 24/8/2014 • 567 Palavras (3 Páginas) • 327 Visualizações
Tese de Doutorado
Documento
Tese de Doutorado
Autor
Fornazieri, Aldo (Catálogo USP)
Nome completo
Aldo Fornazieri
Unidade da USP
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Área do Conhecimento
Ciência Política
Data de Defesa
2007-03-05
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Vouga, Claudio Jose Torres (Catálogo USP)
Banca examinadora
Vouga, Claudio Jose Torres (Presidente)
Araujo, Cicero Romao Resende de
Florenzano, Modesto
Rego, Walquiria Gertrudes Domingues Leão
Vecchio, Angelo Del
Título em português
Maquiavel e o bom governo
Palavras-chave em português
Bom governo
Corrupção
Liberdade.
República
Virtù
Resumo em português
O objetivo deste trabalho é examinar a hipótese da existência de uma teoria do bom governo em Maquiavel. A teoria política de Maquiavel rompe, de fato, com a idéiade um dever ser político ideal ou da boa forma última de governo. Partindo do homem real e adotando como central o conceito de natureza humana, o autor florentino, no entanto, sustenta que se deve buscar a melhor forma possível de organização política, em cada conjuntura específica, sempre através de ações adequadas. Adotando esta proposição, desdobro a teoria do bom governo em dois vértices: uma teoria da melhor forma possível de organização estatal e uma teoria do agir político adequado. Sustento que em momento algum Maquiavel se propõe a apresentar um modelo de Estado ou de governo perfeito e utópico. A idéia de incompletude e imperfeição política é algo inerente à teoria maquiaveliana. Daí a proposição de que as melhores formas possíveis de organização do Estado e do agir político requerem uma luta permanente contra a sua degenerescência. Trata-se de uma luta da virtù contra a corrupção. A oposição entre virtù e corrupção, e não entre virtù e fortuna, é entendida, neste trabalho, como o eixo estruturante do pensamento político de Maquiavel. Sustento também que a ação política e os produtos dela derivados, como as instituição e as normas, não podem ser concebidos como frutos apenas da faculdade imaginária dos humanos. O conceito de natureza humana interpõe uma barragem à concepção de que possam existir hierarquias nas capacidades humanas. A essência do homem não se constitui a partir do insulamento de uma de
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