Tamanho compacto (aproximadamente da palma da mão)
Corpo de Nylon Vitrificado resistente à corrosão
Resistentes a temperaturas de até 85 °C
Bivolt (127/220 V)
Pressão máxima de tolerância: 5 kg/cm2 (71.5 psi)
Protetor de sobrecarga automática
Garantia de 1 (um) ano
Aplicações
Em sistemas de aquecimento solar– Circular água quente entre a placa solar e o reservatório de água quente, somente quando a geografia desfavorável do telhado não permite o termo-sifão. Normalmente a circulação é feita naturalmente (termo-sifão), pois a água quente por ser mais leve que a água fria, sobe das placas para o reservatório por diferença de densidade, para tanto é necessário que o reservatório esteja a um certo nível acima das placas solares. No entanto, muitas vezes o telhado de uma casa não oferece tais condições, por ser muito baixo, o reservatório fica no mesmo nível ou abaixo das placas solares. Então a bomba tem por função forçar a circulação da água quente. O acionamento destas bombas é feito através de sensores termostáticas fornecidas pelos fabricantes de sistema solar.
Hotéis, motéis e casas– Recirculação em circuitos fechados de água quente. Em lugares com aquecimento central e sem sistema fechado de re-circulação de água quente, a pessoa ao tomar banho deixa o chuveiro escorrer até a água quente chegar, muita água foi desperdiçada nesta longa espera. Enquanto que em locais equipados com sistema de circuitos fechados, a água quente fica circulando. Quando uma pessoa quer tomar banho, a água quente sai imediatamente sem a necessidade de espera. Esta circulação é feita através de uma bomba que é controlada por um termostato.
Central térmica– Aquecedor de passagem a gás e reservatório de água quente. É um sistema de aquecimento que mistura o aquecedor de passagem a gás com um reservatório de água quente. Por questão de economia e conforto, este sistema minimiza as limitações de vazão dos aquecedores de passagem a gás, usando um reservatório para suprir as demandas nas horas de pico. A bomba tem por função fazer a circulação de água quente entre o aquecedor de passagem e o reservatório. O acionamento pode ser feita através de um termostato ou temporizador.
Calefação ambiental (radiadores)– Em lugares que possuem calefação de ambientes por radiadores, as caldeiras fornecem água quente para os radiadores que aquecem o ambiente. A água dos radiadores volta para a caldeira ou por termo-sifão ou através de uma bomba de circulação.
Instalações e esquemas
Ligar a bomba na voltagem correta (facilmente selecionada através de um pino seletor localizado na caixa do capacitor) providenciar aterramento de acordo com os códigos vigentes. Puxar fiação e instalar disjuntor exclusivo para a bomba.
Instalar a bomba em local coberto e ventilado, sobre superfície plana, rígida e impermeável. Providenciar drenagem externa para aliviar água caso haja vazamento.
Instalar a bomba sempre na posição em que o eixo do motor fique na horizontal.
Operar somente com água potável em temperatura não superior a 85° C.
Colocar um filtro de linha na entrada da bomba para evitar sujeiras que prejudiquem o seu funcionamento.
Após a instalação completa do sistema com bomba, deixar a água escorrer até tirar todo o ar da tubulação. Na ausência prolongada do morador e na falta de água, desligar a bomba. De preferência, instalar uma bóia de nível.
Esquema de instalação
Sistema de aquecimento central– recirculação
Instalar a bomba sempre que possível no ponto mais baixo do sistema de tubulação hidráulica e antes da entrada do boiler. Providenciar a instalação de uma válvula desaeradora (eliminadora de ar) nos pontos mais críticos do sistema
Acionamento pôr temporizador, termostato ou termostato diferencial
Observar as normas de segurança do fabricante do aquecedor e as normas vigentes de instalação de água quente NBR 7198
Para evitar congelamento na tubulação durante as noites de inverno, deixar a água quente circular neste período.
[pic 3]
Sistema de aquecimento solar – placas solares
Observar se a temperatura máxima da água no sistema não vai superar a temperatura de trabalho da bomba.
Acionamento pôr termostato diferencial (localizado nos pontos que dêem o maior diferençial de temperatura)
Observar as normas vigentes de instalação solar NBR 2352
[pic 4]
Sistema de aquecimento central– Central térmica (Circulação entre o reservatório de água quente e o aquecedor de passagem a gás)
Usar bomba com potência suficiente para acionar o aquecedor de passagem
Acionamento pôr temporizador ou termostato
Manutenção
Limpar o rotor da bomba ou o filtro de linha periodicamente.
Especificações técnicas
Modelo
Voltagem (V)
Temperatura máxima(ºC)
Altura manométrica (mca)
Potência (W)
Vazão (l/min.)
KP-100
127/220
85
9,0
100 1/8 CV
50 (a 1,0 mca)
KP-220
11,0
220 1/2 CV
110 (a 1,0 mca)
...
Baixar como (para membros premium)txt (5.4 Kb)
pdf (227.5 Kb)
docx (48.1 Kb)