Bombas em distribuição de vapor
Por: guilher. • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 662 Palavras (3 Páginas) • 782 Visualizações
Bombas aplicadas na distribuição de vapor
Nas centrais de vapor são utilizadas algumas bombas, devido às condições da operação continua a que elas devem atender, as bombas tem um rigoroso projeto de fabricação, com especificações extremamente rígidas. As bombas são utilizadas na distribuição de vapor em vários locais, como, hospital, hotéis, empresas de grande e pequeno porte.
Uma central geradora consiste em uma caldeira, que vai fornecer o calor, onde é usado desde lenha até combustíveis capazes de reações termonucleares, um aquecedor de contato direto, o condensador, onde sua função é resfriar o vapor que sai da turbina, a fim de aumentar o desnível térmico, assim ajudando melhor forma de utilização energia pela maquina, uma turbina a vapor, gerador elétrico que vai funcionar como um alternador, e as bombas de circulação, cuja seu papel é ajudar o condensador com a agua fria nos tubos do condensador para produzir a condensação do vapor, de condensado, que envia a água ao aquecedor direto e de alimentação que geralmente é usada em instalações de grande porte.
[pic 1]
Central geradora de vapor.
[pic 2]
Bombas em instalações de vapor para turbina.
[pic 3]
Bombeamento de condensado em uma caldeira a vapor.
Bombas Empregadas
As principais bombas utilizadas são as bombas de condensado, bomba de alimentação de caldeira e a bomba de circulação de água ou circuladores.
A função da bomba de condensado é receber a água do condensado e a recalca para o aquecedor de aquecimento direto, ela trabalha com aspiração reduzida, da ordem de 0,5 a 1 m.c.a, geralmente procura-se colocar bombas o mais baixo possível para que consiga obter o NPSH requerido. Quando necessita de baixa pressão e pequena pressão de vapor, utiliza-se de uma única bomba centrifuga para o condensado e alimentação da caldeira, em média pressão, utilizam se de bombas centrífugas, rotor de entrada bilateral e voluta, e em alta pressão, bombas de múltiplos estágios. Recomenda a utilização de bombas de baixa rotação, variando de 1.750 RPM para descargas reduzidas até 880
RPM em grandes descargas.
Para a instalação da bomba de condensado é utilizado a NPSH, onde se calcula a altura manométrica e o NPSH disponível, aplicando a equação de Bernoulli. Um exemplo, onde temos apenas um condensador, a bomba de alimentação e a caldeira.
[pic 4]
[pic 5]
Bomba de alimentação de caldeira bombeia a água quente que é desaerada do aquecedor de contato direto ou do aquecedor fechado, até a caldeira. Em instalações pequenas, aumenta-se em 20% a descarga demandada pelo sistema, e nas grandes, deve ser consultado o fabricante da caldeira.
Em instalações a vapor, a descarga é dada em kgf/h. Em instalações pequenas são usadas bombas de êmbolo ou bombas regenerativas ou centrífugas. Nas instalações industriais prefere-se usar várias bombas. Para centrais muito grandes, alguns preferem usar duas bombas, onde cada uma com metade de capacidade máxima de geração de vapor da central, assim dispensando o uso de uma bomba reserva, porém é recomendado sempre adotar um fator de segurança. Para bombas de médio porte, o acionamento é geralmente por motor elétrico, e a variação de pressão é obtida por variadores de velocidade hidrodinâmicos ou magnéticos, no caso de acionamento elétrico, é recomendado utilizar uma bomba acionada a vapor, automaticamente, no caso
...