Braspress
Por: 11091995 • 20/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.836 Palavras (8 Páginas) • 983 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo relatar a história da Braspress, empresa especializada em distribuição de encomendas expressas no Brasil
Tendo em vista dificuldades com a concorrência, roubo de carga, manipulação no valor das notas fiscais, estradas em péssimas condições, ao longo dos anos, para a efetivação do seu crescimento, foi necessário investimento em: Tecnologia e softwares, para maior produção de mercadorias, Armazenagem, local com infraestrutura que suportasse, a demanda, modais de transporte e eficiente, que traga segurança e confiabilidade ao cliente, e apostando neste diferencial, a braspress busca, clientes que reconheçam e paguem por este serviço.
A empresa agregou tecnologia de ponta com uma equipe engajada em ampliar horizontes e vencer os desafios e buscar o cliente encantador que compartilha seus valores, seguindo continuamente em seu objetivo de invertir para crescer.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO LOGÍSTICO
Primeiramente a braspress pode ser considerado um operador logístico, pois atua na aera de transporte e armazenagem de matérias, pois a mesma trabalha com encomendas “ rápidas” e “urgentes” , cujo, esse ser seu diferencial no mercado logístico.com base onde um dos seu principais meios de transportes é o rodoviário, onde atualmente atua com uma frota própria de 985 veículos, mais de 500 veículos agregados, e mais de 4.000 funcionários agregados em 89 filiais em território nacional .Onde a impressa é referência em tecnologia , confiabilidade e agilidade, requisitos satisfatórios em relação ao cliente e fornecedor .Em relação ao transporte ainda e possível citar que umas da maiores dificuldades encontradas pelas aas empresas em geral, que competem entre si, es situado: Excesso de oferta de transporte x disponibilidade de carga; isso faz com que as empresas diminuam seus valores de frete para atrair o cliente, que além de procurar segurança, confiabilidade, procura também um preço bom e justo pelo serviço prestado. Sobre a parte da logística relacionada a parte de armazenagem, a braspress, conta com sistemas e softwares de própria autoria, para melhor armazenagem e distribuição de tais produtos, levando em conta seu volume/peso, trazendo confiabilidade, segurança e satisfação ao cliente, e também evitando supostas fraudes, no faturamento tanto pelo peso/volume errado. A Sythex foi escolhida como fornecedor. Processos como gestão de contratos de terceiros, gestão de indicadores para cobrança de serviços, triangulação de notas fiscais, operações de armazéns gerais, geradores de relatório e indicadores pela WEB foram fatores decisivos para escolha do WMS Sythex operador logístico. Isso fez com que a Braspress viesse com mais força no cenário de operadores logísticos.
Este modelo foi proposto por Corrêa et alli (2001) e tem como objetivo “estabelecer métodos de trabalho para o desenvolvimento das atividades específicas vinculadas ao processo produtivo em toda a sua extensão, ou seja, frente às relações funcionais com os demais participantes do processo produtivo”. O termo” prestador de serviço logístico” pode abarcar todo tipo de atividade logística, por mais simples que seja, sem incluir necessariamente os avanços tecnológicos e operacionais que sustentam o moderno SCM (LUNA,2007).
A Braspress Transportes Urgente, encontra-se no grupo 4PL de evolução dos PLs .pois pode ser definida como uma empresa que possui sistemas que permitem gerenciar todas a logística de tal forma que ao gerir a cadeia de suprimentos, planeja e implementa e controla o fluxo e a armazenagem de produtos, e aos serviços e informações relacionadas, desde o ponto de origem até seu consumo final, de modo de atender ás demandas e as necessidades dos cliente, de forma eficiente e eficaz. A empresa busca uma maior preocupação com as interfaces entre os integrantes da cadeia de suprimento, com o foco no aprimoramento na previsão da demanda e no planejamento colaborativo entre os elos da cadeia de suprimento. Possui também, investimentos em sistema de compartilhamento de informações para gerir os elos da cadeia.
[...] é o processo de planejamento, implantação de e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atende às exigências dos clientes. Ballou (2001,p.21).
2.2 ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS
Atualmente a braspress adquiriu, WMS Sythex, onde o objetivo e a modernização, onde facilitará a armazenagem, movimentação de matérias, equipamentos e etc. O primeiro armazém a receber o WMS está localizado em Barueri, tendo cerca de 20.000m², 10.000 posições pallets e será um armazém muito moderno no que diz respeito a regras, equipamentos, layout e modelo de movimentação de materiais. Como diz HELOU: ”É preciso investir para poder crescer”. Há também o conjunto chamado SORTER, conjunto de esteiras rolantes e elétricas instrumentados por equipamentos de leitura óptica, células fotoelétricas, balança e dimensionador de volumes, comandados eletronicamente. Sua extensão é de 4,7 km de esteiras e capacidade de 8.400 volumes por hora (140 volumes por minuto). O sistema proporciona aumento de produtividade com a diminuição do tempo das operações, permite ainda o aumento na segurança; rastreabilidade das encomendas; maior precisão; interface IHM (Interface homem e máquina). Medidas adotadas para facilitar, o controle de estoque, volume/peso, evitando problemas futuros com erros de carga, sobres os produtos entregues.
O manuseio e a movimentação de materiais são atividades de apoio que envolvem, além da embalagem, a unitização, movimentação e estocagem, e estão diretamente vinculadas à armazenagem (VIEIRA, 2009).
Uns dos principais problemas que a Braspress enfrentou como empresa de cargas expressas foi receber pelo peso e cubagem transportados, pois as transportadoras locam de baús de seus caminhões e cobram pelo volume ou peso da encomenda, no entanto clientes acabam colocando um valor (pesos ou medidas) menor na nota fiscal. A evasão causada por essa diferença gira em torno de 10 a 15% do faturamento das empresas. Como evitar evasões no faturamento sem desrespeitar o cliente e sua ética moral, e deixar o cliente satisfeito e seguro? E ainda como recuperar o faturamento perdido nessas evasões? Bom. A Braspress desenvolveu seu próprio softwares; rastreia todos os volumes transportados por meio de adoção de código de barras, além de aferição
...