Bаrramentos
Artigo: Bаrramentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: abugah • 11/12/2014 • Artigo • 1.482 Palavras (6 Páginas) • 316 Visualizações
Barramentos
Barramentos são padrões de comunicação utilizados nos computadores no intuito de estabelecer comunicação entre seus dispositivos. No decorrer das evoluções dos computadores, novas formas de barramento foram surgindo, no intuito de proporciona mais eficácia para os usuários, sendo assim os barramentos são divididos por vias, via de dados, onde trafega os dados, via de endereço onde os endereços trafegam e via de controle que são sinais responsáveis por controlar as duas vias anteriores. Os tipos de barramento são: Barramento do Processador, Barramento de Cachê, Barramento de Memória e Barramento de Entrada e Saída.
1. Barramento do Processador: É utilizado pelo processador para enviar sinais para os diversos componentes da estrutura computacional.
2. Barramento de Cache: Exclusivo para acessar a memória cachê.
3. Barramento de Memória: Responsável por conectar a memória com o processador, possui altas velocidades girando em torno de 533 MHz a 2000 Mhz.
4. Barramento de Entrada e Saída: São circuitos e linhas de comunicação ligadas ao computador que possibilitam a expansão de periféricos e instalação de novas placas no computador. São exemplos de Barramento de Entrada e Saída: Barramento ISA, Barramento EISA, Barramento VESA, Barramento VLB, Barramento PCI, Barramento PCI Express, Barramento AGP, Barramento AMR, Barramento CNR, Barramento ACR, Barramento USB, Barramento ATA, Barramento SATA, Barramento IrDA, Barramento MCA, Barramento Pipeline, Barramento PS/2, Barramento SCSI e Barramento FireWire.
4.1Barramentos ISA: Tendo como significado de sua sigla, Imdustry Standard Architeture foi originado como um sistema de 8 bits, no IBM PC em 1981, tem como função conectar placas de expansão e periféricos a placa mãe. Possuindo duas versões Barramento ISA de 8 e 16 bits contendo características poucas distintas, sendo assim o Barramento de 8 bits tem como principais características, freqüência de operação de 4,77 MHz, barramentos de dados bidirecional de 8 bits, barramentos de endereços de 20 bits, taxa de transferência máxima de 3.5 MBits/s e implementação de DMA. Já o Barramento de 16 bits possui características de freqüência de operação de 8 MHz, barramentos de dados bidirecional de 16 bits, taxa de transferência máxima de 6,5 MBits/s e implementação do Bus Mastering.
4.2 Barramentos EISA: Surgiu como um aprimoramento do Barramento ISA, conseguindo alcançar taxas de transferência de até 32 MBits/s e freqüência máxima de 10 MHz, devido ao alto custo não foi adotado na utilização em computadores pessoais, tendo seu uso em servidores potentes.
4.3 Barramentos VESA: Criado em 1992, tinha uma implementação fácil, embora tivesse numero de slots limitados devido ao alto consumo de energia, era um barramento local de 32 Bits, trabalhava na mesma freqüência do processador atingindo entre 33 MHz a 50 MHz, com taxa de transferência de 132 MBits/s. Com a chegada do Pentium deixou de ser utilizado, devido a sua dependência com a arquitetura do processador.
4.4 Barramentos VLB: Surgiu em 1992, acompanhando o processador 486. É um barramento local onde visava fornecer suporte permitindo transferência de 64 bits devidamente mutiplexadas no barramento de 32 bits do processador. Resolvendo também limitações no suporte gráfico e implementou um bom canal de suporte para os discos de interface IDE 16, permitindo transferência de até 8MByts/s.
4.5 Barramentos PCI: Lançado pela Intel em 1992, e adotado por praticamente todos os periféricos de expansão de um computador, tal motivo deve-se na capacidade do barramento em trabalhar em 32 ou 64 bits, podendo transferir a até 132 MB/s. Tem como característica marcante também, o suporte do recurso Plug and Play.
4.6 Barramentos PCI Express: Permite o uso de uma ou mais conexões seriais para transferência de dados, são bidirecionais e trabalham com conexão de 8 bits por vez, atingindo freqüências de até 2,5 GHz, trabalhando com taxas de até 250 MB/s.
4.7 Barramentos AGP: Foi criado pela Intel no intuito de resolver os problemas de desempenho das placas de vídeo 3D, que utilizam o barramento PCI. Tem como tarefa exclusiva conectar a placa de vídeo a uma interface de alta velocidade, aproveitando de forma direta os recursos da placa mãe. Possui uma taxa de transferência de no mínimo 266 MBps. Possui versões diferentes, com capacidades e eficácia diferente.
4.8 Barramentos AMR: é uma placa de interface especial, que tem como função a redução de custo, dividindo cada interface em duas, uma digital de baixo custo que é embutida no chipset e outra voltada para funções analógicas. O padrão AMR destinava-se a ser usado como circuitos de som e modem.
4.9 Barramentos CNR: Possui características semelhantes ao barramento AMR, diferenciando-se apenas no suporte a redes.
4.10 Barramentos ACR: Parecido com o AMR, oferecendo também funções de USB e comunicação em banda larga.
4.11 Barramentos USB: Surgiu no intuito de facilitar a conexão de alguns periféricos nos computadores, utilizando a tecnologia Plug and Play, adotando um conector único tem capacidade de conectar em uma única porta 127 dispositivos USB, trabalha com taxas de no mínimo 1,5 Mbps. Possui versões que se diferenciam na eficácia.
4.12 Barramentos ATA: Tecnologia presente na comunicação entre os discos rígidos e computadores, sua transmissão de informações é feita de forma paralela, transmitindo uma média de 16 bits por vez, atingindo taxa de transferência de até 133 MB/s.
4.13 Barramentos SATA: Surgiu no intuito de substitui o ATA, tem como características transmissão de dados em serie, evitando problemas de interferência que possibilitou maior velocidade nas transferências de dados. Possui duas versões SATA I, que atinge taxas de 152 MB/s e SATA II, que atinge 300 MB/s.
4.14 Barramento IrDA: Barramento infravermelho que permite conexão de
...