TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAD - Desenho assistido por computador

Por:   •  12/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  1.285 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇAO:

CAD é a abreviatura de Computer-Aided Design, ou seja, desenho assistido por computador. É um sistema computacional (software) utilizado pela engenharia de modo a facilitar a execução de projetos e desenhos técnicos, surgiu na perspetiva de simplificar a modelação de peças com geometria complexa e reduzir o tempo de desenho. Consiste numa série de ferramentas para construção de entidades geométricas planas ou tridimensionais, existem diversas ferramentas para relacionar essas entidades entre si, por exemplo criar um arredondamento (filete). O CAD tornou-se numa ferramenta de grande importância para as empresas porque permitiu maior produtividade e competitividade, uma vez que os softwares permitem desenvolver aplicações próprias, de forma a acelerar e a automatizar os seus processos de trabalho em várias linguagens de programação. O desenho executado com padrões pré-determinados permite que a informação seja rapidamente comunicada para os sectores de produção, permitindo com uma maior rapidez o seu desenvolvimento. [ 1]

O CAD tem a classificação de pequeno porte, medio porte e grande porte.

Sendo o pequeno porte ou Low-end fundamentalmente representações geométricas em 2D. Tendo aplicações genéricas na Mecânica, eletrónica, engenharia civil e arquitetura. Possui ainda comunicação de baixa ordem com outros sistemas: CAM, CAI. [ 2]

 Sistemas CAD de médio porte ou Middle-end corresponde ao modelamento tridimensional dos Sólidos e superfícies. Objetos com volume, massa, centro de gravidade. E existe a possibilidade de comunicar com outros sistemas. Permite ainda a geração de desenhos 2D diretamente do modelo 3D. [ 2]

Sistemas CAD de grande porte ou High-end englobam todos os recursos dos sistemas anteriores, acrescentando a capacidade de modelamento híbrido (Sólidos e superfícies). Recursos de visualização fotográfica e integrados com módulos CAM, CAE, CAI em um único software. [2]

O software CAD é dividido com base na capacidade do programa em desenhar modelos bidimensionais (2D) ou criar modelos tridimensionais (3D).

  • Sistemas 2D

No desenvolvimento de produtos em CAD 2D as aplicações são limitadas, normalmente é utilizado no desenho técnico e projecto de moldes. Apenas é possível desenhar objetos bidimensionais tal como projeções ortográficas tradicionais, como planos, cortes e elevações.

Uma das suas grandes vantagens é a rápida formação dos utilizadores.

  • Sistemas 3D

O desenvolvimento de projetos em 3D apresenta maiores dificuldades de execução, uma vez que será necessária uma maior noção de espaço visto que será trabalhado em três eixos ortogonais. A utilização deste modelo e imprescindível em alguns casos como por exemplo na analise funcional do projecto.

-Vantagens

Algumas das vantagens encontradas são: melhor visualização do produto final, uma maior precisão no desenvolvimento e dimensionamento do desenho. Analise com maior detalhe das variantes de design. Grande rapidez na recuperação, modificação ou atualização de desenhos.

-Desvantagens

As desvantagens encontradas são o custo associado á aquisição de Software e Hardware, sendo que é muito dispendioso. O custo do software difere das necessidades específicas de cada Empresa. O custo associado á aquisição do Hardware vai ser elevado, devido á necessidade de computadores com características especiais, como por exemplo grande velocidade de processamento e placas gráficas com boa capacidade.

  • Aplicações

Neste projeto a sua utilização foi aplicada em particular na área da biomédica, sendo utilizado para reproduzir uma prótese.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (230 Kb)   docx (226.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com