COMPORTAMENTO ORGANAZACIONAL
Trabalho Universitário: COMPORTAMENTO ORGANAZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcusfreire18 • 23/6/2013 • 5.100 Palavras (21 Páginas) • 347 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho define o conceito de comportamento organizacional de acordo com o PLT, e consultando o site referente ao assunto e em comparação com a definição dos autores Robert P. Vecchio e Wagner e Hollenbeck que mostram a relevância do ser humano na atuação da organização para que ela se torne eficiente e eficaz.
Para uma organização eficiente e eficaz é preciso resolver problemas de acordo com sua natureza e complexidade, sem aniquilar o sistema como um todo, isto quer dizer, resolver as partes, para que o todo funcione.
Ainda dentro dessa organização a mudança está presente, pois ela é da natureza humana, porém é preciso a participação de indivíduos visionários e também de cautelosos.
1. Comportamento Organizacional
No sentido amplo, o mundo todo precisa de comportamento
organizacional, pois os seres humanos nao, sao todos iguais: tem
cultura diferentes ,personalidade diferentes , vivem em ambiente
diferentes (cidades, estados e paises de clima variados) ,todos
nos temos um CO seja no ambiente familiar, profissional, pessoal .
Ou seja, nascemos, vivemos e morremos dentro de uma relação
de CO.
No sentido profissional, entender o comportamento organizacional
é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão
de pessoas, pois otimiza o trabalho dos líderes e confere a estes
a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas
individuais ou coletivos entre os colaboradores.
possibilita também mapear os profissionais que necessitam
de aprimoramento e desenvolvimento em alguns quesitos,
como também identificar aqueles que se destacam em suas
funções. Essa abordagem e visão sistematizada garante
tanto o amadurecimento, como o melhor aproveitamento das
competências de ambos. Toda empresa tem sua própria cultura
e estrutura organizacional. Algumas influenciam o mundo
inteiro por sua ousadia e inovação, criam tendências no modo
de gerir pessoas, buscar resultados e se transformaram em
referências. Toda essa influência tem diretamente seus impactos
nos comportamentos do Capital Humano, que inserido numa
sociedade, também é um influenciador dos comportamentos
desta.
Portanto, Comportamento Organizacional é nada mais do que, o
estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos
no ambiente de uma empresa. Visando trazer maior entendimento
sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e
assertivo de soluções
e acordo com as obras dos autores Robert P. Vecchio e Wagner e Hollenbeck, que tratam da temática Comportamento Organizacional chegou-se a seguinte análise:
Segundo o autor Robert P. Vecchio, o comportamento organizacional envolve o campo psicológico, ele acredita que a personalidade de um colaborador é o principal motivo que o influenciará nas decisões dentro de uma organização, acredita também que a estrutura organizacional de uma empresa é levada em conta ao analisarmos uma situação. Outro ponto que ele coloca é que a preocupação principal com o elemento humano prevalece para uma organização ser mais eficaz, e não entrando nos méritos técnicos e financeiros como forma de obter um crescimento maior.
De acordo com Wagner e Hollenbeck, o comportamento organizacional busca a análise do comportamento humano, através da previsão, explicação, compreensão e modificação dentro do ambiente empresarial. Ele acredita que a estimulação dos indivíduos deve ser com diálogo e ações imediatas para resolução de problemas ou mesmo para mudanças positivas, para assim o desgaste e stress não ocorrerem, pois irão interferir no desempenho do profissional.
Comparando os dois autores, conclui-se que o ser humano é colocado como principal preocupação, sendo assim através do diálogo pode se chegar a resolução de problemas sem comprometer o bom desempenho psicológico, e isso irá gerar comprometimento do indivíduo e consequentemente crescimento da organização.
CAPÍTULO 2
ETAPA 2 – ANÁLISE DA VELOCIDADE E OS EFEITOS DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES
PASSO 1 – PESQUISA SOBRE CONCEITO DE INOVAÇÃO
Através desta pesquisa podemos perceber que varias pessoas tem a mesma perspectiva, uma Organização em harmonia onde possam ter oportunidades de crescimento profissional e até mesmo pessoal, uma vez que essas pessoas passam a maior parte de seu tempo no trabalho.
Inovação é sinônimo de mudança, porém nem toda mudança é inovadora. Muitas pessoas já nascem com o espírito inovador, mas em algumas ele se perde por falta de motivação. No Brasil há um alto investimento em pesquisa, mas essa falta de motivação não permite que as pessoas transformem esse conhecimento em valor.
Perante a situação vivida nos dias de hoje, onde a competitividade é a alma do negócio, não basta ter informações, é preciso saber usá-las de forma que se tenha um diferencial, sendo assim, essas informações devem ser exploradas com extrema criatividade e com muita paciência, pois a idéia pode fluir do nada, rapidamente, como também pode levar certo tempo para se formar.
Uma inovação começa com uma idéia, porém é preciso de ação para concretizá-la, ou seja, não basta ter novas idéias, pois se ela não for explorada devidamente não se tornara uma inovação. Geralmente ela surge na necessidade de mudar ou melhorar, pois o ato inserir algo novo e significantemente diferencial no mercado é a chave para estar sempre à frente em relação à concorrência.
A inovação, na maioria das
...