COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Casos: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: helioeduardo • 18/3/2014 • 2.431 Palavras (10 Páginas) • 202 Visualizações
“Para se chegar ao fator da auto-realização, devemos passar por barreiras que normalmente não são fáceis, mas enfrentando-as podemos ter o orgulho de ter planejado, organizado,
Muito se tem discutido sobre o significado ou a definição que melhor explica o Comportamento Organizacional (CO), mas esse assunto vem sendo modificado cada vez mais ao longo do tempo.
O inglês Derek Pugh define o Comportamento Organizacional como:
“O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro dela”
Ou seja, Pugh diz que o CO seria uma disciplina curricular, onde podemos estudar o Comportamento humano, focando nas funções e no resultado final dessa função, analisando também o comportamento individual ou global de uma organização.
Seguindo um pouco mais além, Jonh Ivancevich define o CO de uma forma mais complexa e detalhada.
“O Comportamento Organizacional preocupa se com o estudo do
Comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a
Ivancevich analisa o foco das atitudes e instintos providos dos trabalhadores e ressalta o resultado obtido com grupos informais; que nada mais são os grupos de amigos que conquistamos em nosso ambiente de trabalho, havendo uma comunicação coloquial sua eficiência, eficácia e efetividade.”a busca de percepções e emoções geradas pela análise psicológica.
Eficiência, Eficácia e Efetividade.
Para ter sucesso nas metas da organização, temos que ser eficiente no trabalho a ser desenvolvido.
Ser eficiente é fazer um trabalho correto, sem erros e que se destaque dos outros pela qualidade do plano executado.
Eficácia é ser eficiente para alcançar o objetivo proposto.
Ex. Ao estudar para aprova, a eficácia seria ganhar o concurso.
Efetividade é a junção de ser eficiente e ser eficaz, pois assim o plano poderá sair do papel e vir para realidade; fazer existir.
Disciplinas do CO
Para que possamos analisar o Comportamento Organizacional precisamos conhecer as disciplinas que estão contidas no (CO).
Psicologia: Nível Individual de Análise; enfoque no individuo, refletindo na percepção e concepção do mesmo.
Ex: Stress, Motivação, Aprendizagem, auto-estima e depressa o.
Sociologia: Nível Grupal de análise; foco na sociedade e comportamento da mesma.
Ex. Formação de grupo, operação do grupo em um ambiente de trabalho.
Antropologia: Nível Cultural de análise; Costumes, Restrições, percepção étnica, influencias de concepção.
Ex. crenças ações e significados que diferem de outro grupo.
Ciências Políticas: Nível Organizacional de análise; Liderança, uso do poder e conflito que possam existir em uma organização.
Ex. demandas, restrições e processo decisório.
Esses Quatro fatores que vão influenciar no estudo do Comportamento Organizacional, mensurando os esforços e alinhando os resultados.
A Psicologia ajuda nos pequenos problemas da organização; fatores de motivação e auto-realização. A Sociologia trata de problemas maiores, que se relacionam com o meio externo (mudança, conflito e tecnologia). A antropologia cuida de assuntos estratégicos de culturas, minimizando os conflitos com as contradições culturais. As Ciências Políticas concede o entendimento do poder e como agir perante as restrições Organizacionais.
Como efetuar o Estudo do CO.
Como o Comportamento Organizacional é uma área do conhecimento das ciências Sociais é analisado por métodos científicos que auxiliam na previsibilidade e habilidade para resolver problemas do cotidiano. Assim podemos ampliar nossa percepção, observando e agindo como grades gestores.
Em suma, para efetuar o estudo do Comportamento Organizacional, deve-se basear em métodos científicos, ter uma visão sistêmica e não focar apenas no presente.
manual de como não voltar a errar Jeferson Fernando da Silva
O empreendedor que tem uma visão sistêmica, pode até fracassar, mas faz desse fracasso um
A teoria Geral dos Sistemas (TGS) foi formulada por volta de 1950, pelo Biólogo chamado Ludwig Von Bertalanffy.
Sua função era Sintetizar as idéias a várias disciplinas.
Segundo Bertalanffy “sistema é qualquer entidade conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes, dotada de um único objetivo”.
Ou seja, Visão sistêmica seria uma visão ampla, organizada, que relaciona subsistemas que trabalham para unificar um único sistema provido de um único objetivo.
Sistema aberto e fechado
Há dois Tipos de sistemas, os abertos e os fechados.
Eles estão contidos na sociedade de uma forma oculta, mas se analisarmos detalhadamente pode-se definir:
Sistema Aberto é aquele que está exposto no ambiente externo, ou seja; tudo que é influenciado pelo ser humano.
Ex: Vida vegetal, Reino animal, o ser humano, e a sociedade como uma organização.
Um sistema aberto seria aquele que habilita uma comunicação com a natureza no sentido da vida.
Sistema fechado é aquele que permanece segregado do ambiente externo (natural), com foco nas estruturas que podem ser manuseadas.
Ex. O computador, o relógio, sistema mecânico, mapas, a física e a química.
Explicando os subsistemas
Subsistema é um sistema decomposto, ou seja, as partes atuantes exercidas para se formar o sistema.
Ex.
...