COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Monografias: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudiarenata • 11/6/2013 • 1.393 Palavras (6 Páginas) • 334 Visualizações
INTRODUÇÃO
Gerir uma organização vai muito além de planejar, organizar e controlar. Faz-se necessário a valorização e habilidade na análise do ser humano como ser uno e determinante para o sucesso, com percepção nas suas ações, sentimentos, pensamentos e falas, assim como suas influências no ambiente das organizações.
O estudo, aprofundamento e prática das técnicas do comportamento organizacional é um desafio necessário nos dias atuais para a organização que foca o sucesso em sua plenitude.
CAPÍTULO 1
Comportamento Organizacional
Conceituando, seria uma avaliação profunda do ser humano, buscando explicações a fim de prever e controlá-lo.
É um estudo realizado em diversas disciplinas, como psicologia, administração, sociologia, dentre outras disciplinas, voltada para quatro tipos de comportamento: produtividade, absenteísmo, rotatividades e cidadania Organizacional. Com estes quatro tópicos, a organização ganha um aumento de produtividade e qualidade, paralelamente a melhoria das habilidades humanas.
Há forte valorização das motivações, treinamento, satisfação com a organização, liderança.
Respondendo à globalização, é importante aprender a trabalhar com a diversidade da força de trabalho: sexo dos trabalhadores, raça, etnia, cultura. Com respeito ao ser humano e prática do comportamento organizacional, é inevitável o fortalecimento dos funcionários, da equipe, da gestão e, por tanto, da organização.
Valorização do estímulo à inovação e a mudança. Encorajam esta atitude a fim de expressar a competitividade. Com habilidade, faz-se necessário também o estímulo do funcionário para que seja criativo e principalmente para aceitação ou tolerância a mudanças.
Goleman, em Inteligência Emocional (2007), relata a importância do conhecimento do comportamento humano, passando pela ciência aplicada, conhecendo o cérebro e valorizando os sentimentos para a interpretação do homem.
Seu livro é voltado para o comportamento humano, em meio à sociedade, entretanto, na leitura do mesmo, fica fácil elaborar parâmetros com as organizações.
Dentro das organizações, veremos aqueles que nada farão, terão os que farão até o momento que não os prejudiquem e terão aqueles que farão de tudo para alcançar seus objetivos. Encontraremos os metódicos e os que se deixam levar pela emoção. Haverá os que com o domínio do sentimento, pensarão antes de tomar qualquer decisão e os que agem no impulso sem considerar as conseqüências.
E principalmente, devemos respeitar o ser humano, aceitando-os como ser uno. Cada um terá uma experiência e um tipo de reação, que na necessariamente deve ser considerada como errada. O importante é conhecer os fatos, entendê-los, para melhor lidar e tentar compreender e prever a atitude do homem.
Pela complexidade do assunto, alguns abordam o tema de forma geral, outros optam por desenvolvê-lo focando um determinado tema. Esta foi a escolha de Luecke (2009) em seus livros Tomando Decisões, Gerenciando a Crise e Estratégia.
Para Luecke, é importante a análise externa na busca de prevenção, soluções e busca de oportunidades, é importante saber os pontos fortes e fracos tanto da organização quanto do funcionário, elaborar estratégias para alcance das metas, criar/ manter um ambiente harmônico e aprender com a experiência.
Sempre valorizando o capital humano, buscando por meio da análise a solução dos conflitos e o desenvolvimento humano, profissional e organizacional, o conhecimento do comportamento organizacional nos favorece com idéias e técnicas que nos ajudarão a enfrentar o conflito e alcançar os objetivos. É mais uma ferramenta prática para a garantia do sucesso.
Dependendo da forma como interagem com o ambiente externo, as organizações se subdividem em sistemas abertos e fechados.
A organização como sistema
A organização, vista do ponto de vista sistêmico, pode ser aberta ou fechada.
Sistema aberto;
Possui alta variedade de entradas e saídas com relação ao ambiente externo. Relação de causa e efeito indeterminada. Por esta razão este sistema também é conhecido como sistema orgânico (vivos). É um mecanismo interdependente com o ambiente. Imaginemos uma equipe médica durante uma cirurgia: mesmo com todo estudo, conhecimento e experiência, mesmo que ele saiba realizar o que está sendo preciso, é preciso uma divisão de tarefas, confiança, seriedade. Exemplificando: em um parto, a enfermeira prepara a parturiente, outro realiza a cirurgia, o anestesista ajuda e acompanha, outras enfermeiras cuidarão do recém nascido. Cada um com sua tarefa, interagindo, mas com o mesmo foco/objetivo.
Sistema fechado
Possui poucas entradas e saídas. Também é chamado como sistema mecânico. O exemplo mais citado são as máquinas e quase todas as tecnologias inventadas pelo homem. Possui relação de causa e efeito determinada. Por exemplo: relógio – para informar a hora.
Observação: Notem que o nível aumenta de acordo com a complexidade.
CAPÍTULO 2
Inovação tecnológica nas organizações
Segundo site WIKIPÉDIA, iniciativa privada é o conjunto de atividades e organizações constituídas sem participação do setor público. Embora seja um pilar da ordem econômica capitalista, nem sempre a iniciativa privada terá como finalidade o lucro, não se restringindo apenas a atividades econômicas,
O Brasil é conhecido pela excelência no ramo científico, mesmo assim, ´´falta ambiente para inovação``. Isso se deve à idéia equivocada que resultou no distanciamento do trabalho dos pesquisadores e da iniciativa privada.
É necessário
...