CONTROLE DE NÍVEL DE UM TANQUE DE ÁGUA DE RESFRIAMENTO UTILIZANDO CASCATA (MULTI-LOOP)
Ensaios: CONTROLE DE NÍVEL DE UM TANQUE DE ÁGUA DE RESFRIAMENTO UTILIZANDO CASCATA (MULTI-LOOP). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Theuz1992 • 12/3/2015 • 255 Palavras (2 Páginas) • 1.174 Visualizações
CONTROLE DE NÍVEL DE UM TANQUE DE ÁGUA DE RESFRIAMENTO UTILIZANDO CASCATA (MULTI-LOOP).
Objetivo e Desenvolvimento
Este trabalho de simulação tem por objetivo aplicar a estratégia de controle em cascata para o controle de nível de água de resfriamento em um tanque. Foi utilizado LIC-100 em cascata com o FIC-100, colocando-se em seguida uma placa de orifício na medição de consumo de água (perturbação). Assim, quando se detectar um aumento no consumo de água , envia-se imediatamente um sinal para abertura da válvula FCV-100 para assim aumentar a vazão de abastecimento de água para o tanque. Desta forma o LIC-100 pode ser sintonizado de forma lenta para não responder à “resposta inversa” do processo, mas o nível não tenderá a fugir muito do valor desejado, já que a vazão de água atuou na direção correta. Este sinal de controle atua somando ou diminuindo o sinal de saída do LIC-100, que é o setpoint do controlador de vazão de água do tanque.
Utiliza a medida de variáveis internas (auxiliares) para detectar rapidamente o efeito das perturbações e iniciar antes a ação corretiva.
A malha Cascata tem dois controladores com realimentação negativa, com a saída do controlador primário (mestre) estabelecendo o setpoint variável do controle secundário (escravo). A saída do controlador secundário vai para a válvula ou elemento final de controle.
O controle cascata é constituído de dois controladores normais e uma única válvula de controle, formando duas malhas fechadas. Só é útil desdobrar uma malha comum no sistema cascata quando for possível dispor de uma variável intermediária conveniente mais rápida.
...