CULTURA TOYOTA O REFLEXO DA CULTURA DE UM POVO
Por: Alana_SantosEP • 11/2/2021 • Artigo • 3.163 Palavras (13 Páginas) • 274 Visualizações
CULTURA TOYOTA – O REFLEXO DA CULTURA DE UM POVO
Alana Pereira Santos¹, lannasantos096@gmail.com; Fábia Maria de Souza, (Orientadora)², fabia@uepa.br; Marcos Luiz Cruz Oliveira1,
marcos_lluiz7@icloud.com
1 Curso de Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Pará; 2 Curso de Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Pará;
Resumo
A Cultura Toyota fundamentou-se na cultura nacional do povo japonês, suas características são compostas pela adaptação de aspectos locais, nos quais deram origens aos valores e fundamentos da filosofia Cultural Toyota, alguns desses aspectos influenciam de forma mais direta não apenas na cultura, como também no processo produtivo, onde giram em torno do desperdício zero, do trabalho em grupo e do processo decisório. Neste artigo buscou-se analisar a composição da Cultura Toyota, a partir de dois fatores, tendo como objetivo ressaltar a importância de tais características que compõem esta cultura. Logo, o método utilizado foi uma revisão de literatura narrativa. Ao termino desta pesquisa constata-se que a Cultura Toyota é uma filosofia que rege o Sistema Toyota de Produção, onde a mesma é utilizada como base do sistema produtivo, influenciando na forma de produção e organização pessoal, gerando assim uma filosofia baseada nas pessoas que compõem a empresa Toyota e na forma como agem.
Palavras-chave: Sistema Toyota de Produção; Cultura Toyota; Cultura Japonesa; Desperdício.
Abstract
The Toyota Culture was based on the national culture of the Japanese people, its characteristics are composed by the adaptation of local aspects, in which they gave origin to the values and foundations of the Toyota Cultural philosophy, some of these aspects influence more directly not only in the culture, also in the productive process, where they revolve around zero waste, group work and decision making. In this article, we tried to analyze the composition of the Toyota Culture, based on two factors, aiming to emphasize the importance of such characteristics that make up this culture. Therefore, the method used was a review of narrative literature. At the end of this research, Toyota Culture is a philosophy that governs the Toyota Production System, where it is used as the basis of the production system, influencing the form of production and personal organization, thus generating a philosophy based on the people who make up the Toyota company and how they act.
Keywords: Toyota production system; Toyota Culture; Japanese culture; Waste.
1.Introdução
O Sistema Toyota de Produção (STP), surgiu no Japão na década de 1970, na Toyota Motors Company que necessitava de um processo produtivo com um novo modelo de administração, onde as atividades manufatureiras fossem coordenadas juntamente com a demanda específica de variados modelos de veículos, no menor prazo possível. Moraes et. al. (2011). O STP surgiu de uma necessidade econômica e da dedicação de pessoas em desenvolver a filosofia Just in Time na Toyota Motors Company, logo suas raízes estão na influência americana da produção em massa de Henry Ford e na cultura dos japoneses.
A Cultura toyota como filosofia do STP é utilizada para o aprimoramento contínuo do trabalho, aspectos inerentes a cultura japonesa compõe essa ideia. Desperdício zero, trabalho em grupo e decisões em consenso formam uma tríade que integram e influenciam diretamente na maneira como esta filosofia é colocada em prática. E uma política de respeito e apoio as pessoas, que está centrada na melhoria da organização interna, e na busca de contribuições positivas para o todo.
O Japão sempre foi conhecido mundialmente por sua cordialidade, educação exemplar e respeito com o mundo, desde pequenos os japoneses são ensinados a manterem seus locais limpos, esta é uma atitude tipicamente japonesa que enfatiza que não se poder trabalhar com qualidade e produtividade em um ambiente sujo e desorganizado. E os Estados Unidos pelo desenvolvimento de uma teoria de sistema de produção de massa proposto por Taylor e sua aplicabilidade e aprimorado por empresário Ford.
A junção destas duas dinâmicas moldou a alma do Sistema Produtivo da Toyota, de forma que as pessoas aprimoram técnicas de produção empregando seus valores cultural, onde procuram sempre enfrentar os desafios com coragem e criatividade, buscando manter a organização em desenvolvimento e crescimento. De forma que os recursos de uma organização consistem em todos “os ativos tangíveis e intangíveis, humanos e não humanos possuídos e controlados por ela e que lhe permitem agregar valor a seus produtos e serviços” (FAVRETTO; ROMAN; SEHNEM, 2016, p.157).
O objetivo dessa reflexão foi a busca por entender o tema Cultura Toyota e os seus reflexos, e para encontrar tais respostas, buscou-se conceitos teóricos em artigos científicos nas bases de dados, no portal de periódicos CAPES/MEC da
plataforma Café, disponibilizado pela UEPA, na base da SCIELO de domínio público, Google Acadêmico e ANAIS ENEGEP (ABEBRO ONLINE) acesso livre. Dessa forma entende-se que que os parâmetros entre cultura japonesa e as contribuições do modelo de administração americana de organização fomentou o Sistema Toyota como um todo, criando uma filosofia base para a produção e trabalho com qualidade e alta produtividade.
2.Cultura Toyota
Para Liker e Hoseus (2009) a cultura se aprofunda conforme os membros da organização percebem, pensam e até mesmo sentem, um reflexo observado na Cultura Toyota é a sua divisão, entre: cultura Nacional e Organizacional, a mesma influência no desperdício zero e no melhoramento continuo do trabalho, além de suas características proporcionarem busca por conhecimento, melhorias e inovações tecnológicas. Os preceitos da cultura japonesa que são utilizados dentro da Toyota, tem como intuito o crescimento da empresa, formando assim a Cultura Toyota, que seria uma junção da Cultura Nacional do Japão com a Cultura Organizacional.
...