Cabeamento
Monografias: Cabeamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: massarovictor • 17/3/2015 • 575 Palavras (3 Páginas) • 748 Visualizações
No início da década de 1980, os sistemas de grand
e porte conhecidos
como Mainframe
s
dominavam os ambientes computacionais das empresas. Com
a falta de normas para o mercado de redes locais de microcomputadores, os
fabricantes disponibilizavam para o mercado sistemas proprietários de
comunicação para aten
der a demanda c
ada vez maior de processamento.
A partir de 1988, os primeiros sistemas de cabeamento integrando voz,
vídeo e dados foram lançados comercialmente. Com a introdução de
padrões internacionais, os sistemas de cabeamento passam a serem produzidos sob normas definidas internacionalmente.
Qual é a principal diferença entre uma sala de equipamentos (ER) e uma sala de telecomunicações (TR)? A sala de equipamentos (ER) é o ponto da rede onde estão localizados os equipamentos ativos do sistema bem como suas interligações com sistemas externos. Salas de Telecomunicações (TR) São locais de terminação dos cabos e funcionam como um sistema de administração do cabeamento e alojamento de equipamentos que interligam o sistema horizontal ao backbone.
Quais são as normas mais usadas como referencia para o projeto e instalação de um sistema de cabeamento estruturado em edifícios comerciais? as normas ANSI/TIA/EIA-568-A, ANSI/TIA/EIA-606 e a NBR 14565 norma brasileira que traz os procedimentos básicos para a elaboração de projetos de cabeamento estruturado em redes de telecomunicações.
Estrutura e Topologia
De acordo com as normas ANSI/TIA/EIA-568-A e ANSI/TIA/EIA-606, a instalação de um cabeamento divide-se em basicamente oito elementos [1,2,3,5,7] (ver Figura 1):
Cabeamento Horizontal: são os cabos que ligam o painel de distribuição até o ponto final do cabeamento (tomadas). Estes cabos formam um conjunto permanente e são denominados cabos secundários.
Cabeamento Vertical ou backbone: conjunto permanente de cabos primários, que interligam a sala de equipamentos aos TC’s e pontos de Entrada (EF’s).
Posto de Trabalho ou work area: ponto final do cabeamento estruturado, onde há uma tomada fixa para a conexão do equipamento. Se o local de instalação não é um escritório, ou seja, é uma edificação residencial, o "posto de trabalho" é qualquer ponto final onde há uma tomada.
Armários de Telecomunicações ou Telecommunications Closets (TC’s): espaço para acomodação dos equipamentos, terminações e manobras de cabos. Ponto de conexão entre o backbone e o cabeamento horizontal.
Sala de Equipamentos ou Equipment Room (ER): recinto onde se localizam os equipamentos ativos do sistema bem como suas interligações com sistemas externos. Ex.: central telefônica, servidor de rede de computadores, central de alarme. Este recinto pode ser uma sala específica, um quadro ou shaft. Costuma-se também instalar neste
...