Cabeamento Estrururado
Casos: Cabeamento Estrururado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fsantos29 • 17/11/2014 • 1.387 Palavras (6 Páginas) • 387 Visualizações
1) Defina “sistema cabeamento estruturado”.
R: É um sistema de cabeamento cuja infra-estrutura é flexível e suporta a utilização de diversos tipos de aplicações tais como: dados, voz, imagem e controles prediais. Nos dias de hoje as empresas estão levando em conta a utilização deste tipo de sistema pelas vantagens que o mesmo apresenta em relação aos cabeamentos tradicionais, onde as aplicações são atendidas por cabeamentos dedicados, (ex.: um para dados e outro para voz), principalmente se as vantagens forem levadas em conta com o passar do tempo.
2) Cite 5 vantagens da utilização de um sistema de cabeamento estruturado:
R: Suporte a Diversos Padrões de Comunicação através de Meio Físico Padronizado;
Permitir Flexibilidade na Mudança de Layout através de Interface de Conexão Padronizada;
Possuir Arquitetura Aberta (Conectividade entre Produtos de Diversos Fabricantes);
Localização fácil de um cabo no sistema devido a identificação em todo o canal;
Facilidade na manutenção de uma área de trabalho;
3) Segundo a ANSI/EIA/TIA 568-A, dê os nomes e a função de cada elemento de acordo com imagem ilustrativa de cada um e principais elementos utilizados.
R: 1. Cabeamento Horizontal (Horizontal Cabling)
2. Backbone (Backbone Cabling)
3. Área de Trabalho (Work Área)
4. Armários de Telecomunicações (Telecommunications Closets)
5. Salas de Equipamentos (Equipament Room)
6. Facilidades de Entrada (Entrance Facilities)
7. Administração (Admnistration)
4) O que estabelece a norma ANSI/TIA/EIA-568?
R: Essa norma está diretamente ligada ao sucesso e expansão das redes de computadores. Ela regulariza todas as conexões de cabos como, por exemplo, categoria de cabos aceitas, comprimento, distância entre os mais variados níveis de distribuição entre outros. Os padrões estabelecidos foram gradativamente substituídos pelos 568-B.1, B.2 e B.3 em virtude da conformidade com a norma ISO.
• 568-B.1- Requisitos para testes de campo para cabos de cobre e fibra óptica
• 568-B.2- Requisitos para conectores e cabeamento de cobre
• 568-B.3- Requisitos para conectores e cabeamento com fibra óptica
5) O que é infraestrutura de rede?
R: Infraestrutura é tudo aquilo que se torna organizado e de fácil acesso para a maior agilização e acesso aos técnicos e administradores que posso trabalhar sobre aquelas ferramentas. No caso de redes de computadores, é todo o conjunto de equipamentos necessários e dispostos para o funcionamento da rede, Computadores, Switches, Roteadores, Cabos e Canaletas etc.
6) Descreva qual a função do subsistema: Área de Trabalho.
R: Local físico onde o usuário trabalha com os equipamentos de comunicação. O nível é construído pelos PCs, telefones, etc., cabos de ligação e eventuais adaptadores.
7) Cite 3 tipos de soluções adotadas em percursos do cabeamento Horizontal.
R:
8) Descreva a função da Interconexão e do Cross-Connect num sistema de cabeamento estruturado.
R:
9) Qual a norma utilizada no projeto de Data Centers?
R: Foi publicado em 2005 uma norma norte-americana ANSI que define as classificações deData Center em função da disponibilidade e redundância. Existe a norma ANSI/BICSI-002 (Data Center Design and Implementation Best Practices) Projeto de Data Center e Melhores Práticas de Implementação, publicada em março de 2011, com cinco classificações de disponibilidade de Data Center, F0 a F4 sendo a F0 a classe mais básica e a F4 a classe mais tolerante as falhas. A norma que se aplica na infraestrutura de um Data Center, de acordo com a sua disponibilidade e a sua redundância é a ANSI/TIA 942 (Telecommunications Infrastructure Standard for Data Center) Infraestrutura de Telecomunicações para Data Centers que atualmente é a norma mais utilizada e é a única que aplica o conceito de Tiers (desenvolvido pelo The Uptime Institute) para a classificação de Data Centers.
10) Como se dá a conexão entre um equipamento ativo e um usuário da rede?
R: Como definido por normas os equipamentos ativos devem ser conectado a um painel distribuidor e este, através de outros dispositivos de conexão, ser conectados a uma tomada na área de trabalho. Os cabos vindos das tomadas são terminados nos patch panels. A instalação típica de cabeamento consiste em tomadas para o usuário com conectores RJ-45.
11) O que é a rede primária? Qual sua topologia típica?
R: É aquela que serve para interconectar o Distribuidor Geral com os distribuidores intermediários e/ou Secundários da edificação. Sua topologia típica seria a estrela.
12) O que é a rede secundária? Qual seu objetivo no sistema de cabeamento?
R: É o trecho da rede compreendido entre o ponto instalado na área de trabalho e odispositivo de conexão instalado no armário de telecomunicação. Consiste basicamente em atender todos os pontos na área de trabalho com cabos que partem diretamente do armário ou através de um ponto de consolidação de cabos opcional.
13) Qual é o comprimento máximo para o cabeamento metálico na rede secundária segundo a ABNT NBR 14565?
R: O comprimento máximo segundo a norma seria 10 metros de cabeamento metálico.
14) Qual a seqüência correta de cores do padrão T 568-A?
a. branco azul, azul, branco laranja, verde, branco verde, laranja, marrom, branco marrom.
b. branco laranja, laranja, branco verde, verde, azul, branco azul, verde, branco marrom, marrom.
c. branco verde, verde, branco laranja, azul, branco azul, laranja, branco marrom, marrom.
...