Cabeamento Estruturado
Pesquisas Acadêmicas: Cabeamento Estruturado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joseanilton22 • 2/10/2014 • 1.218 Palavras (5 Páginas) • 375 Visualizações
Lista de Exercícios
Algoritmos COMPUTAÇÃO – Algoritmos. Pág 2 / 38
Introdução à programação
- Definição de programa:
Programa de computador é uma lista de instruções a serem seguidas
pelo equipamento. \
Programa fonte é o programa escrito em linguagem de programação.
Programa objeto é o programa gerado que será executado pelo
hardware. Em certos casos, ainda deve sofrer um processo chamado ligação
(“linkagem”), o que na maioria dos casos é transparente ao usuário.
As linguagens de programação podem ser classificadas segundo alguns critérios, dentre os quais
podemos citar:
Quanto ao grau de abstração (NÍVEL) : Esta
classificação leva em consideração a facilidade na escrita e a
proximidade desta linguagem com a linguagem humana.
Quanto mais “parecida” for a linguagem de programação com
a linguagem humana, mais alto é seu nível.
Linguagens de alto nível são mais fáceis de se
programar, e apresentam (geralmente) maior portabilidade,
permitindo fácil migração de um hardware para outro.
Exemplos: Java, C#, Object Pascal (Delphi), Visual Basic.
Já as linguagens de baixo nível são mais poderosas
no que diz respeito à acesso aos recursos do hardware, são
bem mais rápidas, mas exigem um maior esforço de
programação. Exemplo: Assembly, C ANSI.
Quanto ao paradigma de
programação : Esta classificação
leva em consideração a forma com que é elaborada a solução para o problema.
Paradigma Imperativo: É quando uma lista de comandos executados em
seqüência determina a mudança de estado de atuadores e variáveis, ou verificam
estado dos sensores. O nome “imperativo” é utilizado pelo fato da linguagem
exprimir ações em seqüência no formato de “ordens” a serem seguidas, uma a
uma.
Paradigma Estruturado: É quando o programa é escrito tendo em base o uso principalmente de 3
estruturas: Seqüência, Decisão e Iteração (repetição).
Paradigma Funcional: É quando o programa dá ênfase à relação entre seus componentes mediante
funções específicas.
Paradigma de Orientação a Objetos: É quando o programa preconiza a descrição de seus
componentes através de “classes”, para as quais são associados métodos e conjuntos de dados chamados
atributos. Este paradigma está comumente associado a linguagens de alto nível, e facilita a abstração e o
reaproveitamento de código.
Paradigma Lógico: É quando a relação entre os diversos componentes do programa é estabelecida
mediante um conjunto de regras. Estabelece-se uma relação entre entradas e saídas, entre os dados, e o
sistema simplesmente “obedece” este conjunto de regras, sem se preocupar com a seqüência. Exemplo:
Ladder, Prolog.
Forma de execução : Esta classificação leva em consideração a forma com que as instruções serão
executadas. COMPUTAÇÃO – Algoritmos. Pág 3 / 38
Linguagem montada: É quando um programa (montador) simplesmente traduz as instruções escritas por
símbolos no programa fonte para códigos binários reconhecidos pelo processador. Ex: Assembly
Linguagem compilada: É quando um programa mais complexo (compilador) analisa as estruturas do
programa fonte, e gera trechos de programa em código binário reconhecíveis pelo processador ou por outro
programa executor.
Linguagem interpretada: É quando a linguagem do programa fonte é diretamente interpretada por um
programa executor. Geralmente é um pouco mais lenta.
Compilador: É o programa que transforma um programa fonte em um programa objeto.
Modelo do programa: O MODELO de um programa ou sistema é dado por um conjunto de
regras e especificações, que determinam em uma linguagem de ALTO NÍVEL (fácil de ser
entendida) como o programa deve funcionar. Para facilitar o entendimento, imaginemos o
modelo como a “planta baixa” do programa. O modelo pode ser apresentado de várias
formas, como diagramas ou fluxogramas ou documentos em linguagem descritiva.
Cliente: É quem apresenta o problema e quem “paga” pela solução. É um componente
importante na programação, pois antes de tudo precisamos saber “como o cliente quer que o
programa resolva o problema”.
Usuário: É quem irá usar o programa a ser criado. Nem sempre o cliente e o
usuário são a mesma pessoa, por isso precisamos observar que o usuário em questão pode
ser uma pessoa mais leiga, ou uma pessoa mais experiente ...
Analista: É quem
...