Cabeamentos
Casos: Cabeamentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wborgescs • 22/9/2014 • 1.246 Palavras (5 Páginas) • 552 Visualizações
1) Como vimos na aula 5, um sistema de cabeamento estruturado é composto por seis subsistemas:
a. WA - Work Area – Área de Trabalho;
b. HC – Cabling Horizontal – Cabeamento Horizontal;
c. TR – Telecommunication Room – Sala de Telecomunicações;
d. ER – Equipment Room – Sala de Equipamentos;
e. EF – Entrance Facilit – Entrada de Facilidades;
f. Backbone Vertical – Cabeamento Vertical.
Faça uma breve explicação de cada um destes seis subsistemas e pesquise a norma ou referência de cada subsistema.
RESP.:
a) Segundo a NBR 14565:2007, norma que define as recomendações para a execução do cabeamento de telecomunicações de edifícios comerciais, as Áreas de Trabalho são os espaços onde os usuários de uma rede interagem com seus respectivos equipamentos, nelas chegam os pontos terminais do cabeamento horizontal, que são os cabos que vêm do distribuidor de piso (rack) até a tomada de telecomunicação (geralmente um conector tipo RJ45 fêmea).
Uma Área de Trabalho é representada em projeto por uma área de 10m², ou menos para ambientes com áreas inferiores a isso, ou seja, caso tenhamos uma sala de 6m², esse ambiente deverá ser considerado como uma Área de Trabalho, logo deverá possuir no mínimo duas tomadas de telecomunicações. Já nos ambientes com área superior a 10m², deverá ser considerado o múltiplo de 10 imediatamente superior à área do ambiente.
b) Segundo a norma ANSI/BICSI 005-2013, o subsistema de Cabeamento Horizontal, compreende os cabos que vão desde a Tomada de Telecomunicações da Área de Trabalho até o Armário de Telecomunicações. O subsistema de Cabeação Horizontal possui os seguintes elementos:
a. Cabeação Horizontal;
b. Tomada de Telecomunicações;
c. Terminações de Cabo;
d. Cross-Connections.
c) A Sala de Telecomunicações é o subsistema que proporciona diversas funções para o sistema de cabeamento. A sua principal função é acomodar a terminação do cabeamento horizontal e dos cabos do Backbone em hardwares compatíveis. A conexão cruzada dessas terminações, utilizando-se patch cords e jumpers, permite flexibilidade ao sistema de cabeamento quando são fornecidos diversos tipos de serviços de telecomunicações aos conectores dos usuários. Além disso, a sala de telecomunicações oferece um ambiente adequado e seguro para acomodar os equipamentos de telecomunicações e o hardware de conexão, proporcionando uma excelente administração do sistema de cabeamento.
d) A Sala de Equipamentos é o subsistema que oferece um espaço centralizado com ambiente controlado e apropriadopara a operação dos grandes equipamentos de telecomunicações e redes, que são essenciais para as atividades diárias dos usuários do edifício. A sala de equipamentos é destinada a servir o próprio edifício, assim como interligar os outros edifícios do mesmo campus, sendo conectada com as infra-estruturas dos Backbones interno e externo do edifício.
e) É o ponto onde é realizado a interligação entre o cabeamento externo e o intra-edifício dos serviços disponibilizados (entrada da LP e PABX por exemplo). As instalações de entrada no edifício fornecem o ponto no qual é feita a interface entre o cabeamento externo e a intra-edifício e consistem de cabos, dispositivos de proteção, equipamentos de conexão, transição e outros necessários para conectar as instalações externas ao sistema de cabos local.
f) A função básica dos cabos verticais, ou backbone cabling, é interligar todos os armários de telecomunicação, instalados nos andares de um edifício comercial (backbone cabling) ou vários edifícios comerciais (campus backbone), onde também serão interligadas as facilidades de entrada (entrance facilities).
Os principais fatores a serem considerados quanto ao dimensionamento dos cabos verticais são: Quantidade de área de trabalho, Quantidade de armários de telecomunicações instalados, Tipos de serviços disponíveis, Nível de desempenho desejado.
2) Na visão de um projetista, cite quais são os pontos importantes devem ser levados em consideração ao iniciar-se um projeto de uma rede de comunicação estruturada?
RESP.: Os requisitos iniciais do projeto devem ser definidos para facilitar a obra do projetista, conhecer o local da obra, saber da existência de cidade ou comércio por perto, e quais meios de transporte são utilizados no local. Essas informações são importantes para que o projetista consiga se planejar e não ficar apertado ou atrasado em uma situação de emergência. A melhor maneira é visitar o local da obra e conhecer todos os recursos disponíveis. Porém, esse tipo de requisito inicial só será relevante se o projetista também acompanhar a execução da obra. Existem outros tipos de requisitos iniciais, assim como requisitos financeiros, comerciais, tecnológicos, profissionais ou gerenciais, que são de caráter relevante para todos projetistas, independente se ele acompanhará a obra ou não.
3) Descreva a função dos seguintes distribuidores secundários na implementação do cabeamento horizontal:
- MUTOA (Multi-User Telecommunication
...