Capacitor e indutor em CA
Por: Pedro Felipe Jaquetti • 30/10/2018 • Trabalho acadêmico • 700 Palavras (3 Páginas) • 432 Visualizações
EXPERIMENTO 1
O primeiro experimento teve como objetivo medir 3 vezes a tensão em cima do resistor e capacitor no circuitos RC abaixo, alterando a freqüência em cada umas das medições com o auxilio de um gerador de função, logo após isto foi obtido o defasamento entre tensão e corrente em cima do capacitor por 2 métodos diferentes utilizando um ociloscópio.
[pic 1]
TABELA TEÓRICA
[pic 2]
TABELA PRÁTICA
[pic 3]
Comparando as duas tabelas podemos perceber que os valores teóricos e práticos ficaram bem próximos, e o defasamento por barra horizontal do scop foi o melhor método. O capacitor se comportou exatamente como na teoria, já que quanto maior a frequencia menor a tensão em cima do capacitor, ou seja para uma freqüência próxima de infinito ele se comportara quase como um curto, obedecendo a equação .[pic 4]
EXPERIMENTO 2
O segundo experimento teve como objetivo medir 3 vezes a tensão em cima do resistor e indutor no circuitos RL abaixo, alterando a freqüência em cada umas das medições com o auxilio de um gerador de função, logo após isto foi obtido o defasamento entre tensão e corrente em cima do capacitor por 2 métodos diferentes utilizando um ociloscópio.
[pic 5]
TABELA TEÓRICA
[pic 6]
TABELA PRÁTICA
[pic 7]
Comparando as duas tabelas podemos perceber que os valores práticos e teóricos deram próximos, e o método de medir defasamento pela barra horizontal do scop se sobressaiu nesse experimento também, mas a variação foi maior comparado ao primeiro experimento. O comportamento foi exatamente igual ao da teoria, ou seja, quando a frequência tender ao infinito o indutor vai se comportar como um circuito aberto, comprovando a equação .[pic 8]
EXPERIMENTO 3
O terceiro experimento teve como finalidade calcular a tensão em cima de todos os elementos do circuito RLC abaixo para 6 frequências diferentes, e também determinar a defasagem em cima da impedância total para 3 frequências especificas.
[pic 9]
TABELA TEÓRICA
[pic 10]
TABELA PRÁTICA
[pic 11]
Observando as tabelas práticas e teóricas chegamos a conclusão de que existe uma diferença razoável mas aceitável entre os valores, o método das linhas horizontais do scop novamente se sobressaiu na medição da defasagem, mesmo aparecendo uma diferença grande na ultima frequência. O circuito se comportou respeitando as duas equações citadas anteriormente.
...