Capitulo 5 - Kurose
Exames: Capitulo 5 - Kurose. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rfolivo • 3/12/2013 • 987 Palavras (4 Páginas) • 1.044 Visualizações
2) Lembre-se de que com o protocolo CSMA/CD o adaptador espera K*512 tempos de bits após uma colisão, onde K é escolhido aleatoriamente. Para K = 200, quanto tempo o adaptador espera até voltar a tentar novamente para uma rede ethernet de 10 Mbps? E para uma rede de 100 Mbps?
R:
3) Quais são os possíveis serviços que um protocolo de camada de enlace pode oferecer a camada de rede?
A função da camada de enlace de dados é fornece serviços à camada de rede. O principal serviço é transferir dados da camada de rede da máquina de origem para a camada de rede da máquina de destino. Na camada de rede da máquina de origem, há uma entidade chamada processo que entre alguns bits à camada de enlace de dados para transmissão ao destino. A tarefa da camada de enlace de dados é transmitir os bits à máquina de destino, de forma que eles possam ser entregues à camada de rede dessa máquina, como mostra a figura do lado esquerdo. A transmissão segue o trajeto descrito na figura do lado direito; no entanto, é mais fácil pensar em termos de dois processo da camada de enlace de dados que se comunicam por intermédio de um protocolo de enlace de dados.
A camada de enlace de dados pode ser projeta de modo a oferece diversos serviços, que podem variar de sistema para sistema. Três possibilidades razoáveis oferecidas com frequência são:
1. Serviço sem conexão e sem confirmação;
2. Serviço sem conexão com confirmação;
3. Serviço orientado a conexões com confirmação.
O serviço sem conexão e sem confirmação consiste em fazer a máquina de origem enviar quadros independentes à máquina de destino, sem que a máquina de destino confirme o recebimento desses quadros. Nenhuma conexão lógica é estabelecida antes ou liberada depois do processo. Se um quadro for perdido não haverá tentativa de detectar a perda ou de recuperá-lo na camada de enlace de dados. A maior parte das LANs utiliza serviços sem conexão e sem confirmação na camada de enlace de dados.
O serviço sem conexão com confirmação não prove conexão lógica entre os processos, mas cada quadro enviado é individualmente confirmado. Dessa forma, o transmissor sabe se um quadro chegou corretamente ou não. Esse serviço é útil em canais não-confiáveis, como os sistemas sem fio.
O serviço orientado a conexões com confirmação é o mais sofisticado que camada de enlace de dados pode oferecer. Com ele, as máquinas de origem e destino estabelecem um conexão antes de os dados serem transferidos. Cada quadro enviado pela conexão é numerado e a camada de enlace de dados garante que cada quadro será de fato recebido. Um exemplo: uma sub-rede de uma WAN que consiste em roteadores conectados por linhas telefônicas privadas ponto a ponto.
4) Definir o conceito de domínio de colisão.
Segmento de rede fisica em que duas ou mais estações podem provocar uma colisão se transmitirem simultaneamente.
Podemos entender um domínio de colisão como “canais” de comunicação. No caso de um Hub, temos um barramento lógico onde todo pacote propagado – mesmo unicasts – é replicado para todas as portas. Neste caso temos somente um canal de comunicação que é compartilhado por todas as portas. Já um switch tem um canal de comunicação exclusivo em cada porta e por isso cada porta é um domínio de colisão. Roteadores também possuem um domínio de colisão em cada porta.
5) Explicar as funcionalidades de um comutador de pacotes ethernet (switch).
http://www.rotadefault.com.br/2013/01/05/funcionalidades-e-tipos-de-comutacao-em-switches-ethernet/
Quando um segmento TCP (camada 4) necessita transmitir para uma outra estação, o segmento TCP é encapsulado em um pacote (camada 3) e encapsulado novamente como um quadro (camada 2).
A estação receptora desencapsula a camada 2 e 3 antes de processar originalmente o segmento TCP.
Switching (Comutação) de Camada 2 em Switches Ethernet
Equipamentos que encaminham quadros Ethernet possuem as seguintes funções:
...