Captcha
Resenha: Captcha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: baldivio • 14/5/2014 • Resenha • 1.039 Palavras (5 Páginas) • 199 Visualizações
Captcha é o acrônimo de Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart.
Basicamente, captchas são sistemas criados para diferenciar pessoas de sistemas autônomos, sendo usados em sua maioria para combater spam.
Um captcha pode aparecer de três formas:
Captcha de imagem:
Captchas baseados em imagens, utilizam símbolos gráficos com letras emboladas para tentar enganar os serviços autômatos. O usuário por sua vez, tem que desvendar todos os símbolos corretos da imagem e reescrevê-los no formulário.
Captcha De Texto:
Também existem os Captchas de texto. A esses, cria-se um texto gráfico contendo uma ou mais palavras com letras cruzadas ou bagunçadas, e o usuário deve organizar as letras de forma a formar uma palavra e escrevê-la no formulário.
Captchas Lógicos:
Por último temos os captchas lógicos, geralmente concebidos de forma a criar uma equação ou interrogativa simples para um usuário qualquer, mas complexa o bastante para bloquear a percepção de um bot. .
Captchas e Inacessibilidade
Por ser uma tentativa lógica de burlar o acesso de um sistema autômato ao serviço de comentários ou a um sistema de cadastro, muitas vezes os usuários acabam parando nos captchas .
Ocorre que, mesmo para quem possui visão plena, muitas vezes os caracteres ficam muito confusos , de forma a inviabilizar o preenchimento correto dos formulários.
Até mesmo os captchas matemáticos possuem problemas, já que o conteúdo do desafio está em um label e não na página em si, tornando por exemplo o conteúdo inacessível para pessoas com visão normal.
E Afinal, É Justificável Usar Captcha ?
Quando o primeiro sistema de captcha foi criado , em 2000, a internet vivia o melhor e o pior de sua história. Ao passo que a expansão de conteúdo, sites , sistemas e interação social atraía milhões de pessoas,
atraía também cada vez mais pessoas com más intenções, bombardeando os usuários com toneladas de spams.
Resumidamente, o surgimento dos Captchas foi o fim de tudo isso, já que na época os spams não possuíam automação o suficiente para encarar desafios tão complexos.
De lá pra ca, 12 anos se passaram, a tecnologia evoluiu como nunca, e os spams acompanharam toda essa evolução.
Os captchas entretanto continuam os mesmos de 12 anos atrás, trazendo consigo todas as suas limitações.
Atualmente, existem cerca de 35 serviços diferentes de captcha, que filtram por dia, mais de 344 milhões de captchas digitados.
No entanto, dados de mais de cinco serviços de proteção diferentes calculam que sejam enviados por dia quase 2 bilhões de formulários captcha preenchidos por spams.
Isso ocorre basicamente porque ao acessar uma página, um bot. não necessariamente precisa lê-la, fazendo assim com que o sistema de captcha se quer saiba que o bot. está agindo ali.
Tendo em vista todas estas informações, não é necessário que se diga que Captchas são pura perda de tempo, não é mesmo?
Mas Eu Quero Evitar Spams, Como Faço?
Apartir do momento em que os captchas não se mostravam mais funcionais, começou-se a discutir uma nova solução para spams que não prejudicasse usuários.
De todas elas, a mais simples é criar uma coisa a qual chama-se de Exceção Reversa:
É muito simples: Basta adicionar ao seu sistema de Captcha um campo em CSS marcado com Display None, e marcar para que toda vez que preenchido, o formulário seja ignorado e retorne uma mensagem de erro.
Ora, mas como assim?
Como já foi citado anteriormente, os serviços de bot. não mais acessam a página, eles apenas baixam o conteúdo e interpretam no servidor.
Assim sendo, o campo marcado com display none ficará acessível somente aos serviços autômatos. Ou seja, todos os spams serão bloqueados, e seus visitantes normais se quer verão o campo de Captcha.
Caso ainda insista em captchas, você pode usar captchas matemáticos. Entretanto, qualquer spam é capaz de decifrar um algoritmo desse tipo, e tudo o que você estará fazendo é perder tempo.
O Melhor A Fazer é Não Usar Captchas !
Atualmente,
...