TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Característica do motor da série CC

Projeto de pesquisa: Característica do motor da série CC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 3

Escola SENAI “Prof. Vicente Amato”

Curso Técnico em Eletroeletrônica

Alexsandro Godoi Pereira

Eriana Ferreira de Oliveira

Motores CC

Jandira

2010

Alexsandro Godoi Pereira

Eriana Ferreira de Oliveira

Motores CC

Jandira

2010

Sumário

Introdução..........................................................................................................3

Característica do motor CC série.....................................................................4

Características do motor CC Paralelo ou (Shunt)..........................................5

Características do motor CC Misto ou (Compound)......................................6

Introdução

Apesar da substituição dos motores de corrente continua (CC), por motores de corrente alternada (AC) acionados por inversores de frequência devido à viabilidade econômica. Mesmo assim, devido as suas características e vantagens, segundo algumas pesquisas os motores CC ainda são a melhor opção em diversas aplicações, como, por exemplo:

 Máquinas de papel;

 Laminadores;

 Bobinadores e desbobinadores;

 Laminadores;

 Máquinas de impressão;

 Prensas;

 Elevadores;

Nosso objetivo é mostrar um pouco da eficiência desses motores e os seus três tipos mais utilizados e suas características, motor CC série, paralelo ou (shunt), misto ou (compound).

Característica do motor CC série

No motor CC série, as bobinas são constituídas por espiras de fio relativamente grosso ligadas em série com o rotor (induzido).

Por causa da ação magnética, neste motor, o conjugado é diretamente proporcional ao fluxo do indutor e á corrente que circula no circuito.

Estes motores possuem arranque vigoroso. A partida e a regulagem da velocidade podem ser feitas por meio do reostato intercalado no circuito.

No arranque, o valor da corrente e, por consequência, o fluxo magnético são elevados. Isso fornece um alto conjugado ao motor.

Esse tipo de motor é indicado para casos em que é necessário partir com toda a carga. Por isso, eles são usados em guindastes, elevadores e locomotivas, por exemplo.

Como tendem a disparar (aumentar a rotação), não é recomendável que esses motores funcionem em vazio, ou seja, sem carga.

Características do motor CC Paralelo ou (Shunt)

No motor CC em paralelo, as bobinas de campo são constituídas por muitas espiras de fio relativamente fino e ligadas em paralelo com o induzido.

O reostato da armadura (Ra), ligado em série com o induzido, limita a corrente no momento da partida. E o reostato de campo (Rc), ligado em série com as bobinas do campo magnético, regula a velocidade dentro de determinado limite. Na partida, o cursor do reostato Rc deve estar no ponto médio para possibilitar o ajuste de velocidade. A resistência do reostato Ra, por sua vez, deve estar intercalado no circuito.

Pela ação eletromgnética, o conjugado é proporcional ao fluxo e à corrente. No momento da partida, a corrente no induzido deve ser limitada pelo reostato, o que diminui o conjugado. Por isso, recomenda-se que esse tipo de motor inicie seu funcinamento em vazio, ou seja, sem carga.

O motor CC em paralelo é ultiizado, por exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com