Características do sistema científico
Tese: Características do sistema científico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neo_hacker • 24/2/2015 • Tese • 516 Palavras (3 Páginas) • 231 Visualizações
Característica do Sistema Científico
O conhecimento científico, por definição, é um bem universal acessível a todos e não é propriedade de ninguém. Como se sabe, constitui-se em uma parte do Método Científico a validação da descoberta científica, o que pressupõe a sua divulgação e posterior discussão pela comunidade científica. Por conseguinte, a divulgação do conhecimento científico alcançado é algo inerente à ciência. Alguns argumentam que, atualmente, é possível identificar restrições à livre disseminação do conhecimento científico mas, na mais das vezes, uma análise mais aprofundada da questão levará à conclusão de que se está falando, na realidade, da aplicação desses conhecimentos.
O Japão, apesar de seu grande sucesso na área tecnológica, até recentemente não fazia um esforço particular na direção do desenvolvimento científico. Observe-se que o Japão possui apenas 7 prêmios NOBEL, sendo que apenas 4 em “hard science”. Esta aparente contradição se explica pelo acesso que os japoneses podiam ter aos conhecimentos científicos desenvolvidos por terceiros, especialmente EUA e Europa. É preciso dizer, entretanto, que assim que o Japão começou a destacar-se tecnologicamente, isto é atingiu um nível de desenvolvimento superior, passou, necessariamente, a dar maior atenção ao desenvolvimento científico próprio. De outro lado, a Inglaterra, que tem uma respeitável tradição científica e que conta com 80 prêmios NOBEL, não se destaca no campo do desenvolvimento e da inovação tecnológicos. Pode-se dizer que o desenvolvimento científico, por si só, não assegura o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
De tudo o que foi dito, pode-se concluir que o conhecimento científico estabelecido é bastante acessível, no pressuposto essencial de que contemos com recursos humanos muito bem qualificados, com capacidade de assimilar aqueles conhecimentos desenvolvidos. A partir daí, o estudo, a pesquisa e o desenvolvimento experimental aliados à reprodução da pesquisa e ao intercâmbio científico, à participação em simpósios e conferências e um amplo acesso à bibliografia, às revistas científicas e à documentação informal propiciarão os elementos essenciais à qualificação das equipes científicas, permitindo-lhes avançar no desenvolvimento da aplicação da ciência, visando aos interesses nacionais. Estas seriam as atividades a serem priorizadas em uma política e estratégia científica para o país.
A criação e a inovação científica seriam uma decorrência expontânea da maturidade das equipes e das atividades acima delineadas. Neste contexto, entretanto, deve-se dar prioridade e concentrar esforços nas pesquisas e no desenvolvimento experimental que visem às necessidades e aos interesses do país, especialmente aquelas necessidades que nos são peculiares e que não são, portanto, de interesse e de desenvolvimentos nos países avançados.Referimo-nos, para exemplificar, às pesquisas e ao desenvolvimento experimental referentes à agricultura, pragas e doenças tropicais, conhecimento da nossa bio-diversidade etc.
Conceito
Sistema Cientifico e de engenharia tem sido caracterizado por algoritmos de processamento de números.
Aplicabilidade
Variam
...