TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chromium OS

Trabalho Universitário: Chromium OS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  3.060 Palavras (13 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 13

Nome: Débora Gloria Maroniene Turma: 1 Info 2

Chromium OS – Vanilla

Porto Alegre – 2013

Protásio Alves

Sistema Operacional

Trabalho 2

1 CHROMIUM OS

Google Chrome OS é um sistema operacional de código aberto baseado em Linux projetado pela Google para trabalhar exclusivamente com aplicativos web. Anunciado em 7 de julho de 2009, o Chrome OS teve um lançamento público de uma versão estável durante o segundo semestre de 2010, no dia 7 de Dezembro de 2010. A interface de usuário faz uma abordagem minimalista, assemelhando-se ao Chrome. O Chrome OS não estará disponível como download para instalação, em vez disso, o sistema operacional só virá em hardware específico de fabricação dos parceiros da Google. O browser será a única aplicação residente no dispositivo, pois o Google Chrome OS é destinado aos usuários que passam a maior parte do seu tempo de uso de computador navegando na Internet.

Os primeiros hardwares com o Chrome OS instalado (chamados "Chromebooks"), foram lançados em Junho de 2011.

Os desenvolvedores da Google history começaram a codificação do sistema operacional em 2009, inspirado pela crescente popularidade e consumo de energia mais baixos de netbooks e o foco desses pequenos laptops no acesso à Internet. Para verificar os requisitos de marketing para um sistema operacional focado em netbook e transações via Web, a empresa não fez a costumeira pesquisa demográfica geralmente associada com um grande projeto de desenvolvimento de software. Em vez disso, os engenheiros utilizaram métricas mais informais, incluindo uma monitorização de padrões de utilização de cerca de 200 máquinas de funcionários da Google executando o Chrome OS.

Em 19 de novembro de 2009, a Google lança o código fonte do Chrome OS, denominando-o Projeto Chromium OS. Tal como acontece com projetos de código aberto, os desenvolvedores modificam o código do Chromium OS e constroem suas próprias versões. Por enquanto o código do Google Chrome OS será suportado apenas pela Google e seus parceiros, e será executado em hardware concebido para tal. Ao contrário do Chromium OS, o Chrome OS será atualizado automaticamente para as versões mais recentes. O revisor Serdar Yegulalp, da InformationWeek, escreveu que o Chrome OS será um produto desenvolvido para "um nível de refinamento e um grau de integração com o hardware do host que o Chromium OS não possui por padrão", enquanto Chromium OS é um projecto, "uma base comum da qual a obra acabada é derivada, bem como um recurso para obras derivadas".

Em março de [2000] a Google informou que está sendo levado em consideração o desenvolvimento de duas versões do sistema operacional, uma versão para o consumidor e uma versão empresarial. (Chrome OS é marca do Google, enquanto Chromium OS é o projeto colaborativo).

Usando a Máquina Virtual

Antes de iniciar os testes no Chromium, é importante lembrar que ele está disponível para instalação de duas maneiras: fazendo um boot e rodando no Pen drive ou com a máquina virtual. Optamos pela máquina virtual. Os passos feitos foram:

1.1 Baixando o Virtual Box:

Vá até o site virtualbox.org e no menu da esquerda escolha "Downloads". Baixe a versão mais adequada para seu sistema operacional (se você vai instalar o VirtualBox no Windows, baixe pra Windows).

1.2 Baixando o Google Chrome OS:

Atualmente não existem versões oficiais desse sistema operacional. Quem quiser testá-lo tem que baixar o código-fonte, que é aberto, então compilar e executar.

http://chromeos.hexxeh.net/download/vanilla?version=4028.0.2013_04_20_1810-r706c4144&type=virtualbox

1.3 Criando a máquina:

A) Após baixar o sistema operacional, abra a máquina virtual (recomendamos o Virtual Box) e crie um nome para o seu sistema. Em "Tipo", escolha "Linux" e em "Versão" escolha "Other Linux". Clique em "Próximo";

B) Na tela “Tamanho da Memória”, escolha a quantidade de memória que será alocado a maquina virtual. Recomendamos 512mb.

C) Na tela de "Disco rígido", selecione "Utilizar um disco rígido virtual existente";

D) Na mesma tela, clique no ícone da pasta e selecione o arquivo que você baixou, o sistema "ChromeOS-Vanila";

D) Depois de pronto, clique com o botão direito no botão da máquina virtual e vá em "Configurações...";

E) Você precisa fazer duas mudanças. Primeiro, vá na aba "Sistema" no canto esquerdo da janela. Depois, desabilite a opção "Habilitar dispositivo de apontamento absoluto". Assim, você não terá problemas com o mouse na nova máquina. Se você não desabilitar essa opção, ele pode não funcionar;

F

) Na aba “Sistema”, habilite a opção de Recursos Estendidos. PAE - técnica que permite que uma CPU de 32 bits para endereçar mais de 4 GB de espaço de endereço de memória.

G) Agora clique na aba "Rede" e na área "Avançado" vá em "Tipo de Placa" e escolha a opção "Intel PRO/1000MT Desktop" para a sua máquina.

A

gora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com