Ciencias Materiais - Recozimento
Exames: Ciencias Materiais - Recozimento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vi_be • 27/3/2015 • 910 Palavras (4 Páginas) • 1.059 Visualizações
1) Faça uma pesquisa resumida utilizando o livro citado acima. Essa pesquisa deve apresentar os seguintes conceitos: Recozimento, trabalho a frio, recuperação, recristalização e crescimento de grão
Há muito tempo atrás, o homem através de algumas análises sem muitos conhecimentos técnicos, descobriu que poderia modificar as matérias com o aquecimento e resfriamento dos materiais, e desta maneira, foi possível compreendeu que estas mudanças também poderiam ser aplicadas ao aço, ou seja, torná-los mais duro, mais mole ou até mesmo mais maleável. Depois de algum tempo de estudos e análises percebeu que a quantidade de carbono na matéria ou a rapidez com que o aço era resfriado possuía influencia direta nestas modificações.
Um tratamento térmico possui três fases distintas, sendo uma delas o resfriamento, e dentro de resfriamento temos o processo de recozimento.
Recozimento
O recozimento é um tratamento com extrema importância dentro dos tratamentos térmicos, este é um tratamento térmico comparável, onde a deformação de redução da dureza de uma microestrutura mecânica se dá devido a altas temperaturas. Para interpretação deste processo, é necessário que se entenda quatro termos que estão interligados diretamente: trabalho a frio, recuperação, recristalização e crescimento de grão. Este tem como objetivo principal eliminar a dureza de uma peça temperada ou regularizar materiais com tensões internas resultantes do forjamento, da laminação, trefilação.
Trabalho a frio
Trabalho a frio significa deformar um metal utilizando baixas temperaturas. A quantidade de trabalho a frio se da a partir da redução na área da seção transversal da liga por processos como laminação e estiramento. O trabalho a frio é acompanhado do encruamento do metal, que é ocasionado pela interação das discordâncias entre si e com outras barreiras que impedem o seu movimento através da rede cristalina.
Para se calcular a porcentagem de trabalho frio, utilizamos a fórmula a seguir:
Onde A0 é a área da seção transversal original e Af é a área da seção transversal final após o trabalho frio.
A dureza e a resistência das ligas aumentam conforme o aumento da % do Trabalho Frio, e este processo é chamado de endurecimento por encruamento. O mecanismo para este endurecimento se dá devido à resistência à deformação plástica causada pela alta densidade de discordâncias produzidas no trabalho frio. Para expressar as densidades de discordâncias como linhas, utilizamos unidades de volumes, como, por exemplo, m/m³ ou unidades líquidas de m-2. A liga recozida pode ter uma densidade de discordância de 1010m-2, com dureza respectivamente baixa. Porém uma liga altamente trabalhada a frio, pode ter uma densidade de discordância alta de 1016m-2, com uma resistência mais alta. Os grãos distorcidos dentro da microestrutura trabalhada a frio são bastante instáveis, mas ao aquecer a microestrutura, o material pode ser amolecido e uma nova microestrutura pode surgir através da mobilidade atômica.
Recuperação
O estágio mais sutil no processo de recozimento é a recuperação, pois neste processo não ocorre nenhuma mudança visível na microestrutura. Porem a mobilidade atômica pode diminuir a concentração de defeitos pontuais dentro dos grãos, e a partir disto acaba permitindo que as
...